Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



SÃO DESIDÉRIO:ROMARIA ECOLÓGICA E CELEBRAÇÃO DE MISSAS MARCAM O DIA DE SÃO SEBASTIÃO

Publicado em: 22/1/2015

Por Aldinete Batista

Fotos:Ascom-São Desidério

Com muita alegria, animação, fé e devoção centenas de romeiros participaram da 16ª Romaria Ecológica de São Sebastião, nesta terça-feira, 20, com destino ao povoado de Morrão, em um percurso de 15 km de mata fechada, para celebrar o dia de São Sebastião, além de agradecer pelas graças alcançadas e renovação dos votos ao santo.
Os romeiros saíram da cidade logo pela manhã, as 06 h. No caminho, nem o calor e o cansaço impediram a alegria dos romeiros. Uma parada em um determinado ponto da estrada, para o café da manhã, regado à farofa, o prato principal. Uma roda de samba foi formada e todos se puseram a dançar.
Energias repostas, a caminhada prosseguiu, logo em seguida, os grupos de reisados da sede e do povoado se encontraram e com tamanha animação e algazarra outra roda de samba foi formada, e o som dos instrumentos rústicos se misturaram às canções em reverência ao santo.

 

A chegada ao povoado de Morrão foi anunciada com os estouros dos foguetes no céu. Os romeiros percorreram em uma procissão com a imagem do santo até a Igreja Católica da comunidade, onde foi celebrada uma missa em homenagem ao São Sebastião.

 

A Tradição – A romaria ecológica é um festejo religioso e cultural, datado desde a década de 1960 é uma iniciativa de um grupo da Igreja Católica com o apoio da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. “Esta manifestação, foi criada pelo maestro Heliodoro Ribeiro nos anos 60. “Com o passar dos tempos ela foi sendo esquecida, portanto, há 16 anos eu e um grupo de amigos resgatamos esta festa tão marcante para a Igreja Católica e para a cultura deste povo, uma vez que reforça a fé das pessoas”, destacou o organizador do evento, Florentino Augusto de Souza.

 

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Nerito Carvalho, ressaltou a importância da festividade para a comunidade católica e para o calendário cultura do município. “Nós somos um município rico nas nossas manifestações culturais, por isto é louvável a iniciativa destas pessoas em resgatarem e manter os nossos valores, crenças e tradições. A cada ano percebemos que muitos jovens participam, muitos pais levam seus filhos, sinto-me feliz por que sei que nossa manifestação não vai morrer, nós como filhos desta terra, não podemos deixá-la acabar”, enfatizou.
À tarde e a noite os festejos em comemoração ao dia do santo se estenderam na sede do município e alguns povoados, como Canabravão e Angico com missas e rezas nas casas dos devotos.
O Santo – São Sebastião era um soldado que se alistou ao exército romano para pregar o cristianismo. Ele foi condenado á morte por flechadas e jogado vivo ao rio, salvo por Santa Irene, e um tempo depois ele se apresentou novamente ao imperador que ordenou o seu espancamento até a morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*