Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

PARANÁ PESQUISAS: RAQUEL LYRA CHEGA A 29% E LIDERA PESQUISAS PARA GOVERNO DE PE

Publicado em: 25/3/2022

A candidata do PSDB ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra, encabeça a lista de intenções de voto no levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, publicado nesta sexta-feira (25).

 

Na pesquisa espontânea, a tucana aparece com 3,5%, contra os 3% de Miguel Coelho (UB) e 2% de Anderson Ferreira (PL). Os socialistas Danilo Cabral, Paulo Câmara e João Campos têm, 1,9%, 1,3% e 0,5%, respectivamente. A petista Marília Arraes soma 0,3%. O quantitativo de entrevistados que não sabem ou não responderam chega a 70%, enquanto outros 15,8% disseram não vão votar em nenhum dos nomes ou apertarão branco ou nulo nas urnas. De acordo com o instituto, outros candidatos foram citados e somam, juntos, 1,5%.

 

A diferença de Lyra para os outros players da disputa eleitoral ao Palácio do Campo das Princesas é ainda maior em dois dos três cenários estimulados avaliados. Neste quesito, a pesquisa também considerou marcadores como idade, grau de instrução e os gêneros dos entrevistados para produzir dados específicos sobre a preferência do eleitorado.

 

No primeiro, em que aparece no pleito junto a Miguel Coelho, Anderson Ferreira, Danilo Cabral, João Arnaldo (Psol) e Jones Manoel (PCB), a candidata soma 25,8% das intençõs de voto. Neste contexto, Coelho teria 15,6%, Ferreira 13,6%, Cabral 11,9%, Arnaldo 3,3% e Jones 0,9%. Os dois últimos não foram citados pelos entrevistados na pesquisa espontânea. Os que não sabem ou não responderam representam 8,9% dos participantes, 19,9% não escolheram nenhum, vão votar branco ou nulo.

 

No segundo cenário da pesquisa estimulada, sem Raquel Lyra, Miguel Coelho é o principal nome do eleitorado, com 23,2%. Em seguida estão Anderson Ferreira (15,4%), Danilo Cabral (15,2%), João Arnaldo (4,3%) e Jones Manoel (1,2%). Nenhum, brancos e nulos são maioria, com 29,8%. Os que não sabem ou não responderam são 11%. 

 

Num terceiro cenário, onde Lyra volta a aparecer, o número de pessoas que não votariam em ninguém ou registram seus votos nulos ou em branco cai para 25,9%. Raquel Lyra tem 29,7%, Anderson Ferreira 15%, Danilo Cabral 13,6%, João Arnaldo 3,9% e Jones Manoel 1,4%.

 

SEGUNDO TURNO
O Instituto Paraná Pesquisas avaliou três possíveis opções de segundo turno das eleições para governador em Pernambuco. 

 

Na primeira, numa disputa entre Miguel Coelho e Danilo Cabral, o primeiro sairia vencedor, com 34,8%, contra os 24,6% do segundo. Os que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos são 29,1%, já os que não sabem ou não responderam são 11,5%.

 

Danilo Cabral também é um dos nomes da segunda alternativa avliada pelo levantamento, em que a oponente citada é Raquel Lyra. A candidata tem 41,5% dos votos e Cabral 23,4%. Entre os eleitores, 25,8% indicaram que não votarão em nenhum dos dois ou apertarão branco ou nulo. Cerca de 9,3% não sabem ou não responderam.

 

Num embate entre Cabral e Anderson Ferreira, no entanto, o socialista levaria a melhor, com 31,7%. O liberal tem 26,3% das intenções de voto. Nenhum, brancos e nulos aparecem com 31,3% e 10,7% não souberam ou não responderam.

 

Para a realização da pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PE-01060/2022, 1510 eleitores com idade acima de 16 anos foram ouvidos pelo Paraná Pesquisas em 58 municípios pernambucanos. As entrevistas foram feitas entre os dias 19 e 24 de março de 2022. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de aproximadamente 2,6% para os resultados gerais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*