Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

OPINIÃO: GOVERNO LULA MANTÉM OTIMISMO FRENTE A BATALHAS NARRATIVAS – E FINGE NÃO ENXERGAR A REALIDADE

Publicado em: 06/2/2023

O governo Luiz Inácio Lula da Silva completou o primeiro mês e, na avaliação do titular da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, conseguiu controlar as narrativas, especialmente após os atos golpistas do dia 8 de janeiro. É um otimismo preocupante, dada a incapacidade de adversários da extrema-direita em instrumentalizar redes sociais e reorganizar os discursos para adaptá-los a esse ecossistema virtual.

 

Durante conversa com o Bahia Notícias na última quarta-feira, o ali deputado federal, mas ministro por função, sinalizou que não havia justificativa para críticas à forma como o governo vinha conduzindo a comunicação. Pimenta repetiu, reiteradas vezes, que as batalhas vivenciadas pelo novo governo foram vencidas com certa tranquilidade. Algumas delas, inclusive, há de se concordar que Lula conseguiu conduzir as narrativas. O caso mais emblemático foi a visita dele a Roraima e o apoio aos povos yanomamis. Porém nem tudo é tão bom quanto parece.

 

Nos corredores do Congresso Nacional e no submundo da internet, circulam teorias conspiratórias de que o 8 de janeiro teve anuência de figuras do governo. A narrativa é tão ilógica que rendeu insólitos momentos de fama para o senador Marcos do Val (Pode-ES), que criou um discurso sem pé nem cabeça para jogar Daniel Silveira, Jair Bolsonaro, Alexandre de Moraes e Flávio Dino num mesmo balaio. Porém o desvairado senador mostrou a pontinha do iceberg de como a extrema-direita quer conduzir a transferência da culpa das depredações nas sedes dos três Poderes. E isso segue invisível ou empurrado para debaixo do tapete pelo governo federal.

 

Pimenta até justificou esses bate-cabeças iniciais. Relatou que a Secom e sua estrutura foi criada oficialmente apenas no dia 24 de janeiro. Independente disso, o governo precisa ficar mais atento a esse universo de disseminação de conteúdo falso ou impreciso. A batalha eleitoral foi vencida, a muito custo, mas ela não é a única a ser imprescindível para um governo que ascende com a necessidade de costurar um país dividido.

 

Diversos estudiosos já alertaram que as estratégias precisam ser revistas na mesma velocidade com que a Internet tem mudado. Otimismo demais é quase que desespero, em um espaço de disputa de poder constante. Fincar os pés na realidade é o primeiro passo para ter um melhor desempenho no ambiente virtual. Pimenta e o governo devem saber disso. É o que se espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*