Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









Número de contratados por concurso no governo federal é o menor desde 2012

Publicado em: 24/8/2020
Número de contratados por concurso no governo federal é o menor desde 2012

Foto: Reprodução / Thiago S. Araújo / Metrópoles

Gastar menos dos cofres públicos com servidores federais é um dos objetivos da gestão de Paulo Guedes no comando do Ministério da Economia. A ideia tem sido posta em prática não apenas com o congelamento de reajustes de salários, mas também com a diminuição no ritmo de contratações de novos funcionários e críticas ao funcionalismo.

 

De acordo com o Painel Estatístico de Pessoal do Ministério da Economia, foram 29,8 mil ingressos por concurso nos seis primeiros meses de 2020. No mesmo período de 2019, tinham sido 38,4 mil, o que significa uma diminuição de 22% neste ano. A consulta foi feita pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

 

A quantidade de servidores efetivados no primeiro semestre do ano foi a menor desde 2012, quando 29,7 mil pessoas foram nomeadas entre janeiro e junho. O pico de contratações no período aconteceu em 2014, quando 41,3 mil aprovados em concursos começaram a trabalhar no Executivo.

 

No ano completo, caso seja mantida a queda de 22% ante 2019, serão 42,6 mil contratações por concurso em 2020. Se esse número for o verificado no fim do ano, será o menor desde 2007, quando 32 mil nomeações foram feitas.

 

A relação do ministro Paulo Guedes com o funcionalismo é tensa. Em fevereiro, ao defender a reforma administrativa, ele afirmou que os funcionários do Estado seriam “parasitas” (lembre aqui).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*