Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

MUQUÉM: UMA GESTÃO INCLUSIVA COM A PARTICIPAÇÃO POPULAR

Publicado em: 02/5/2019

Jayme Modesto-Do Gazeta do Oeste

Seis anos se passaram desde que o então secretário de administração e finanças da prefeitura de Muquém do São Francisco Márcio Moriano, no período do governo do prefeito José Nicolau Teixeira, aceitou o desafio de colocar o seu nome a disposição da população e se elegeu prefeito do município, com uma vantagem expressiva do eleitorado. Hoje, depois de cumprir mais de seis anos do seu segundo mandato, revela estar satisfeito com o trabalho que vem sendo realizado no governo municipal, em benefício da sociedade sãofranciscana e com o desejo de fazer ainda mais.

O prefeito Márcio Mariano concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal Gazeta do Oeste, no dia da inauguração do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e falou da importância dessa obra.

“A obra do CRAS vem sendo planejada desde o nosso primeiro mandado, e hoje estamos com sede própria e uma estrutura digna para oferecer ainda mais conforto e atenção para o nosso povo”, disse o gestor.

A secretária de Ação Social do município de Muquém do São Francisco, Mahely Novaes também frisou a importância da obra do CRAS para a população. “Esse CRAS representa muito mais que a estrutura física para nós, é como se pudéssemos tocar de fato em nosso trabalho. Temos uma equipe muito responsável e comprometida e oferecer uma estrutura desse poste para a população que segue todas as normas, para nós é muito gratificante”, disse a secretária destacando que Muquém é referência na região Oeste pela estrutura, com extensão em quatro comunidades.

O prefeito de Muquém do São Francisco Márcio Mariano (PP), implantou da administração um modelo de gestão democrática com acentuada participação popular, o que vem dando certo e evidentemente agradando a população.

“Temos uma equipe de governo comprometida. A gestão tem realizado inúmeras ações nas diversas áreas, até na segurança a nossa gestão tem conseguido melhor. Muquém está bem servido, está no caminho certo”, destaca Márcio.

No âmbito da inclusão social, as secretarias estão promovendo ações que aproximam administração da comunidade, assim viabilizando as ações com mais eficiência e agilidade com a criação da cidadã.

A Caravana Cidadã levou serviços oferecidos pela prefeitura até as comunidades da zona rural, incluindo as comunidades quilombolas.

“90% do nosso município é rural. Portanto temos dado atenção especial tanto a sede como também as localidades rurais. Temos quatro grandes obras na sede e as demais estão distribuídas nas diversas comunidades”, explica o prefeito.

Neste modelo de prefeitura itinerante, os moradores têm acesso a atividades com educador físico, orientações sobre o controle do barbeiro, Carteira de Identidade, testes rápidos de saúde, Bolsa Família, instruções sobre a DAP e o Garantia Safra, além de palestras com psicólogas, atendimento e visitas com assistentes sociais e Conselho Tutelar.

No dia 9 de abril, a Secretaria de Saúde promoveu a 5ª Conferência Municipal de saúde com o tema “Democracia e Saúde”, na sede do município. No espaço reuni setores representativos da sociedade, para debater a situação da saúde pública e elaborar estratégias e políticas acerca do tema.

No dia 10, uma grande reunião debateu as diretrizes para futuro do município por meio das ações do Plano Diretor Participativo (PDP). O grupo que coordena os trabalhos realizará reuniões nos povoados da zona rural para ouvir a sociedade. Uma agenda preestabelecida contempla encontros onde os moradores das comunidades rurais, assim como os da sede, poderão dar sugestões que, depois de debatidas, passarão a compor um documento que será encaminhado à Câmara Municipal para se tornar lei. Os eixos temáticos devem apontar as prioridades, eleitas pela população, que irão nortear as ações da prefeitura nas suas mais diversas áreas de atuação.

“É fundamental que haja essa harmonia entre gestor, equipe administrativa e população para que o município se desenvolva de maneira sustentável. Nossa gestão tem sempre procurado ouvir a voz das comunidades, mas agora estamos intensificando esse trabalho, de forma que possamos construir políticas públicas cada vez mais participativas e um governo inclusivo”, enfatizou o prefeito Márcio Mariano, destacando que Muquém hoje já respira de forma aliviada e já caminha com a s próprias pernas, apesar da crise que ainda assola o país. Garante que serão inauguradas muitas obras ainda em 2019, são mais de 20 obras.

“Para esses dois anos temos uma perspectiva muito boa. Estamos aguardando um empréstimo feito com a desenbahia para calçamentos das ruas. Está prevista também a construção de um estádio na sede, e muito mais obras para o nosso município”, disse Márcio agradecendo a parceria com o governo do estado que tem ajudado muito o município, bem como o governo federal e também os deputados eleitos com o apoio da população de Muquém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*