Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

MUQUÉM: LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA CONTINUA INTENSA

Publicado em: 24/10/2014
OUTUBRO ROSA:MÊS DA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA
10743368_597788970347061_90774730_n photo.php

A Secretaria  Municipal de Saúde de Muquém do São Francisco está realizando esse mês, eventos referente campanha de conscientização do Outubro Rosa, cujo objetivo principal é alertar mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Segundo o INCA, o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo mais frequente em todo o mundo.

Existem diversas medidas preventivas que podem ser introduzidas a favor da prevenção desse tipo de câncer. O controle de peso corpóreo, a adoção de dieta adequada e a prática de exercícios físicos regulares devem ser estimulados. O autoexame da mama também deve ser realizado, porém não como método exclusivo para detecção precoce do câncer de mama. A mamografia permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial. A ultrassonografia das mamas deve ser aplicada como um método complementar no diagnóstico de lesões mamárias. Toda mulher jovem deve realizar exames preventivos anualmente com o seu ginecologista.

Dentre as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde destacam-se:

– Palestra em sala de espera sobre o tema em questão, realizada nas Unidades de Saúde da Família;
-Palestra com nutricionista ressaltando a relevância da alimentação saudável no tocante a prevenção do câncer e outras doenças;
– Apresentação com educador físico e/ ou fisioterapeuta sobre a importância da atividade física quanto a prevenção de doenças;
-Palestra com o médico salientando a importância da prevenção do câncer de mama;
-Distribuição de folder sobre a campanha;
A maior motivação da campanha é divulgar que o câncer de mama é uma doença curável e que quando diagnosticada no estágio inicial, as chances de cura e recuperação são ainda maiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*