Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

“MISSÃO MAIS DIFÍCIL QUE BRASIL E CUBA”, DIZ ANA MOSER NA POSSE DO MINISTÉRIO DO ESPORTE

Publicado em: 04/1/2023

Ex-jogadora de vôlei, Ana Moser tomou posse do Ministério do Esporte na manhã desta quarta-feira (4). Medalhista olímpica durante a carreira de atleta, ela se tornou a primeira mulher a assumir o comando da pasta aos 54 anos. Ela foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana. Na cerimônia, a nova ministra brincou ao comparar a missão na pasta com um  confronto entre Brasil e Cuba nas quadras.

 

“Acho que a missão aqui é mais difícil que Brasil e Cuba (risos). Vamos estar juntos de cada um que está aqui para ouvir e encaminhar as questões de todas as dimensões do esporte, que são muitas e diversas. E que tenhamos espírito de muita conversa para que a gente construa algo novo e maior que temos hoje. E que aumente e muito o esporte. A gente tem de fazer que mais pessoas conheçam, pratiquem e se beneficiem do esporte”, disse.

 

Durante o discurso, Ana Moser fez alguns anúncios dos nomes que vão trabalhar no Ministério do Esporte na sua gestão. A nova secretária do Esporte e Rendimento será Marta Sobral, referência no basquete. Já Diogo Silva, destaque do taekwondo, fará parte do seu grupo de trabalho. A nova ministra ainda prometeu conversar com outras pastas como Educação e Saúde, além dos setores como os comitês paralímpicos, que ganharão atenção especial.

 

“Nosso público é o mesmo. Crianças e jovens que estão na escola, população em geral, atendidos pelo SUS. Missão é que tenham acesso a todos os serviços. Esporte é transversal e precisamos que isso se reflita na prática”, afirmou.

 

Ana ainda revelou um pedido feito por Lula para ampliar a prática do esporte amador na sociedade brasileira.

 

“Fazer uma revolução no esporte. Oferecer o esporte na vida de todos e todas as brasileiras. E fazer evoluir o esporte amador. Foi um pedido do presidente Lula. Lula sempre foi um esportista. Essa é a grande janela que se abriu. Ele ter a experiência e amar o esporte”, comentou.

 

Nascida em Blumenau, interior de Santa Catarina, Ana Moser começou no vôlei aos sete anos de idade e passou pelas divisões de base da seleção brasileira até brilhar na equipe principal, se tornando uma das referências em quadra da sua geração. Convocada pelo Brasil, ela disputou os Jogos Olímpicos de 1988, em Seul, na Coreia do Sul, de 1992, em Barcelona, na Espanha, e de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos. Nesta última edição, conquistou a medalha bronze. Após se aposentar das quadras, ela seguiu a vocação social e criou o Instituto Esporte & Educação (IEE), em 2001, que atendeu 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores pelo país.

 

O Ministério do Esporte foi criado em 1995 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que colocou Pelé à frente do posto. O ministério contou ainda com Rafael Greca, Carlos Melles, Caio Cibella de Carvalho, Agnelo Queiroz, Orlando Silva, Aldo Rebelo, George Hilton, Ricardo Leyser, Leonardo Picciani e Leandro Cruz Fróes da Silva. No entanto, durante o governo de Jair Bolsonaro, antecessor do terceiro mandato de Lula, a pasta foi extinto se tornando uma secretaria especial subordinada ao Ministério da Cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*