Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

IPESPE: LULA LIDERA CORRIDA ELEITORAL COM 45% DAS INTENCÕES DE VOTO; BOLSONARO TEM 31%

Publicado em: 22/4/2022

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a corrida presidencial. De acordo com o novo levantamento do Ipespe, publicado nesta sexta-feira (22) pela XP Investimentos, o petista oscilou de 44% para 45% nos últimos 15 dias, mantendo a distância para o segundo colocado.

De acordo com o Ipespe, o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), também oscilou positivamente, de 30% para 31%, e seria o adversário de Lula em um possível segundo turno.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) pontuou 8%, seguido do ex-governador de São Paulo, João Doria, com 3%; da senadora Simone Tebet (MDB), com 2%; e do deputado federal André Janones (Avante), também com 2%. Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram na pesquisa.

Brancos, nulos e eleitores que afirmaram que não irão votar marcaram 7%, segundo o Ipespe, enquanto 2% não souberam ou não responderam.

SEGUNDO TURNO

O instituto simulou cinco cenários para o segundo turno. No principal deles, com o enfrentamento entre Lula e Bolsonaro, o petista apresentou uma vantagem de 20% nas intenções de voto.

Nas últimas duas semanas, Lula subiu de 53% para 54% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro oscilou de 33% para 34%. Branco, nulo e indecisos somam 12%.

Nos demais cenários, Lula também vence Ciro (52% a 24%) e Doria (55% a 19%). Bolsonaro seria derrotado por Ciro (46% a 38%), mas empata na margem de erro com Doria, com 1% de vantagem númerica (39% a 38%).

O Ipespe ouviu 1.000 pessoas por telefone entre os dias 18 e 20 de abril. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05747/2022, com margem de erro de 3,2% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95,45%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*