Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

EXECUTIVA NACIONAL DO PODEMOS PODE ‘ FORÇA’ BACELAR A APOIAR MORO E ACM NETO EM 2022

Publicado em: 19/1/2022

Em meio ao cenário de especulações e caminhos possíveis a serem seguidos pelo deputado federal Bacelar, o indicativo do seu partido, o Podemos, é pela permanência do parlamentar baiano na sigla, apoiando as candidaturas de ACM Neto, ao governo da Bahia, e do ex-juiz Sergio Moro, ao Palácio do Planalto. As informações são de interlocutores do partido em Brasília.

 

Moro está recém filiado ao Podemos e sua chegada balançou a relação política de Bacelar com o grupo do governador da Bahia, Rui Costa (PT). Isso porque o petista afirmou, em mais de uma ocasião, que não teria como sustentar o alinhamento entre as siglas caso o Podemos – presidido por Bacelar no estado – endossasse a candidatura do ex-ministro e ex-juiz à presidência. Na avaliação de Rui, esse apoio também colocaria a reeleição de Bacelar em risco (leia mais aqui).

 

“Da relação pessoal com ele não tem nenhuma alteração, agora na relação partidária não tem como manter uma relação na medida que a pessoa está em um partido daquele que é responsável por esse caos que o Brasil vive. Tem dois grandes responsáveis: o atual presidente e o outro é ele, e portanto não é possível, do ponto de vista da relação partidária. Nós vamos ter que conversar para ver alternativas para ver o posicionamento dele”, afirmou Rui Costa ao ser questionado sobre o assunto pelo Bahia Notícias no final do ano passado.

 

Para manter o deputado em sua base, Rui Costa não descartou sugerir que o aliado se filie a outro partido. “Devemos intensificar as conversas politicas com o Podemos e com outros partidos também. É necessário que a gente possa encontrar uma solução. Vamos discutir esse mês e em fevereiro todo o arranjo, já que em março abre o prazo para os deputados legalmente poderem sair dos partidos”, disse Rui. “É uma decisão que ele tomará. [Deixar o partido] é uma das alternativas”, disse o governador.

 

A eventual saída do Podemos da base de Rui e aproximação com ACM Neto já havia sido adiantada pelo Bahia Notícias (relembre aqui), fruto do ‘namoro’ entre o União Brasil, nova sigla derivada da fusão entre DEM e PSL, e o ex-prefeito de Salvador.

 

Segundo o jornal O Globo, paralelo a isso, a cúpula do União Brasil também tem intensificado conversas para filiar Moro e lançar sua candidatura pelo novo partido. De acordo com a publicação, a legenda está empenhada em conseguir lançar um candidato para ter novamente uma bancada expressiva de deputados na Câmara e já abriu diálogo, inclusive, com a presidente do Podemos, Renata Abreu (leia mais aqui).

 

A possibilidade foi confirmada pelo Bahia Notícias. Lideranças do União Brasil revelaram que “o desejo da nacional ao Podemos é grande” para confirmar o apoio a ACM Neto e o resultado disso é que o presidente estadual da sigla, deputado federal Bacelar também pode migrar para o arco (leia mais aqui).
Outra movimentação, a nível nacional, é para a possibilidade de federação entre o Podemos e o Cidadania. No último final de semana, a presidente do partido, deputada Renata Abreu se reuniu com o partido comandado por Roberto Freire. Caso concretizada, a união garantiria a primeira aliança a favor de Sergio Moro, com objetivo de ampliar recursos e tempo de TV.

 

A iniciativa vem após o Cidadania também começar as tratativas para formar federação com o PSDB, que tem o governador João Doria, de São Paulo, como pré-candidato a presidente. A união já é debatida internamente com os estados e de acordo com Roberto Freire, caso confirmada, o Cidadania retiraria a pré-candidatura do senador Alessandro Vieira à presidência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*