Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









Em inauguração de estátua de Gandhi, Neto destaca papel geopolítico de Índia e Brasil

Publicado em: 08/10/2020

por Jamile Amine

Em inauguração de estátua de Gandhi, Neto destaca papel geopolítico de Índia e Brasil

Foto: Ascom Secult

Salvador ganhou, nesta quinta-feira (8), uma estátua em homenagem ao líder indiano Mahatma Gandhi. A obra “Gandhi Andante”, que ficará instalada Praça da Inglaterra, no bairro do Comércio, é uma doação do governo da Índia, via embaixada, ao Brasil. 

 

Durante a entrega da escultura, ocorrida na manhã desta quinta com a participação do embaixador indiano Suresh K. Reddy, do secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pablo Barrozo, e da  presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, o prefeito ACM Neto agradeceu o presente e destacou o papel dos dois países no contexto geopolítico e social. 

 

“Quanto mais próximos estejam os nossos governos, os nossos representantes, as nossas autoridades, mais iremos ganhar conjuntamente. Repito, tanto no campo econômico, como social, assim como cultural e político. Índia e Brasil podem desempenhar papéis de liderança global e eu espero que o bom relacionamento entre os dois países e entre os nossos povos só fortaleça ainda mais essa posição de liderança de ambas as nações”, afirmou Neto. 

 

“Mahatma Gandhi é uma simbologia de paz, de união, da construção do bem comum através ad paz e ele significa muito pra toda humanidade. Pra nós é uma honra receber a estátua dele, foi uma doação da embaixada da Índia, e a gente pretende, através desse gesto, estreitar os laços entre a Índia e a nossa cidade de Salvador, pra que nós possamos trazer tanto resultados econômicos, como humanitários, nessa troca de costumes e conhecimentos entre o povo indiano e o soteropolitano. Fica aqui o registro do Filhos de Gandhi, que há muitos anos demonstra um pouco da cultura indiana e uma homenagem ao Gandhi e que tem um papel fundamental no carnaval. Isso faz com que aumente mais ainda a simbologia desse momento”, comentou o secretário Pablo Barrozo.

 

Esculpida em bronze pelo artista Gautam Pal, a escultura mede 1,94 metros de altura e pesa aproximadamente 400 kg. A estátua simboliza a “Marcha do Sal”, movimento liderado por Gandhi em 1930 contra a proibição da extração de sal na Índia colonial imposta pelos britânicos. 

 

Existem monumentos do “Gandhi Andante” em várias cidades do mundo, a exemplo de Nova Iorque, São Francisco, Nova Déli, Washington, Moscou e Budapeste. No Brasil, Salvador agora entra para a lista, junto com Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Londrina (PR).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*