Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









BURITIRAMA: ELE É PADRE!

Publicado em: 20/7/2014

Às 17 horas deste sábado, dia 19 de julho de 2014 entrará para a história de Buritirama, região oeste do estado da Bahia-Brasil, com um evento de tamanha importância que não se pode mensurar!Neste horário, começou o ato que elevou o buritiramense Acleto Mangueira Lima  á ser ordenado Padre perante toda sua comunidade católica.

DSCF2075 DSCF2097 DSCF2117 DSCF2140 DSCF2141 DSCF2149 DSCF2151 ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Milhares de pessoas estavam na Igreja de São Gonçalo para o tão esperado momento, onde estes compostos por Familiares,Autoridades,Amigos e Comunidade Católica em geral, esperavam pelo tão importante e magnifico momento!

Acleto Mangueira Lima é Filho do Senhor Otacilio Ramos Dourado e da Falecida Senhora Maria Mangueira Lima.Tendo como irmãos: Maria Zenólia,Adilton,Otacilio,Cletiana,Cassia,Ederalda  e Jozelma.

Seu primeiro ingresso vocacional se deu em 1998.Dai, em 2000 iniciou seus estudos teológicos e Filosóficos; tendo portanto 14 anos de caminhada.

DSCF2084 DSCF2212

No primeiro ato, o Prefeito de Buritirama, Arival Viana, abriu o evento em Acolhimento a todos os que ali estavam, manifestando sua alegria de estar representando o  município ao ato e desejando boas vindas à todos que compareceram, principalmente, os que vieram de outras cidades. Arival Viana destacou a felicidade de estar naquele momento histórico, em que Buritirama ia passar a ter dois Padres, o primeiro Padre Marques que faleceu há muito tempo  e que cujos restos mortais estão ainda na antiga igrejinha e agora ,Acleto Mangueira Lima, que será uma honra para todo o município.

O Prefeito Arival Viana disse à Acleto Mangueira Lima, que ele tem agora, a maravilha de estar perto de Dom Luiz, que é um Bispo honrado, conhecido não só na Bahia, mas no Brasil e no mundo, pela sua humildade e convicção de suas ações que o destaca como homem sábio, humilde e conhecedor das coisas, e finalizou parabenizando toda sua família por ter agora um filho ilustre que irá conduzir novos rebanhos.

DSCF2104

Em seguida, foi lida a Biografia de Acleto Mangueira Lima pela Senhora  Fátima Jacobina que detalhou desde o seu nascimento até o dia de hoje.

Na sequencia, iniciou-se o ritual católico para ordenação do Padre Acleto Mangueira Lima, presidido pelo Frei da Ordem dos Frades Menores e Bispo da Diocese de  Barra, Dom Luís Flavio Cappio.

DSCF2122 DSCF2091 DSCF2093 DSCF2094 DSCF2115 DSCF2085 DSCF2088 DSCF2089 DSCF2090

Perfilados, composto por Ministros Extraordinários da Eucaristia,Coroinhas, Membros da Liturgia, Missionários, Freis, Padres e Bispo; obedecendo a hierarquia e um rigoroso ritual, era impossível não se emocionar com toda pompa, beleza e espetaculo da tradição católica que foi mantida à risca!

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????DSCF2125

O Pai de Acleto, Senhor Otácilio Ramos Dourado  e Sua avó paterna Dona Ilza, mesmo estando na cadeira de rodas, estavam em destaque representando toda família. No momento em que eles entraram no cenário, foram recebidos por Acleto que não se conteve e caiu-se em lágrimas.

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Diversas Autoridades estavam ali presentes para prestigiar o momento histórico: Do Poder Executivo: Prefeito Arival Viana e os Secretários: Ana Cláudia Paraense Viana(Assistência Social), Irom Marques(Administração e Finanças), Orlando Lima(Infraestrutura) e Nádia Caitano(Saúde); do Poder Legislativo: Vereador Antônio Ferreira; do Poder Eclesiástico: Padre Cesar Rinaldi de Buritirama, Padre Antônio de Barra, Padre Itamar-Diocese de Campanha MG, Monsenhor Bertolomeu Goges de Ipupiara, Padre Yuri de Muquém do São Francisco, Padre Deivison e Padre José de Ibotirama, Padre Walter de Pesqueira PE.

O Rito de Ordenação foi realizado pelo bispo da Diocese de Barra, Dom Luiz Flavio Cáppio.

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????

O Rito de Ordenação ocorreu dentro do contexto da Santa Missa. Acleto foi chamado para frente e apresentado à assembleia. O Padre Antônio da Paróquia de Barra, fez o pedido formal à Dom Luiz para que ordenasse Acleto como Padre, sendo este questionado por Dom Luiz, para justificar a razão. Padre Antônio o defendeu e explicou sua história, sua convicção, pessoa, dom e acima de tudo a humildade e competência para conduzir o rebanho.

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Acleto por sua vez, prometeu com diligência desempenhar as funções do sacerdócio, respeitando e obedecendo aos seus superiores religiosos. Em seguida, Acleto se prostrou diante do altar, enquanto os fiéis reunidos se ajoelham e rezam, cantando a Ladainha de Todos os Santos, liderados por Padre Cesar.

 

Outra parte essencial do rito foi quando o Bispo Dom Luiz Flávio Cáppio impôs as mãos em silêncio sobre a cabeça de Acleto, gesto repetido  em seguida por todos os sacerdotes presentes, antes de oferecer a oração consagratória, dirigida a Deus Pai, invocando o poder do Espírito Santo sobre aquele que estava sendo ordenado.

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????DSCF2164

“Vai Acleto. Celebra todas as Missas como se fosse a sua Primeira. Celebra todas as Missas como se fosse a Única, Celebra todas as Missas como se fosse seu único momento e Celebra todas as Missas como se fosse a sua última!” Disse Dom Luiz nitidamente emocionado e feliz!

DSCF2186IMG_1599

Após a oração consagratória, o recém-ordenado Acleto Mangueira Lima foi revestido com uma estola e uma casula, pertencentes ao Sacerdócio Ministerial, em seguida, Dom Luiz ungiu as mãos com crisma antes de apresentá-lo com o cálice sagrado e a patena que ele vai usar quando presidir à Eucaristia. Depois disso, os dons do pão e do vinho apresentados ao povo e dado ao novo padre. Então, todos os sacerdotes presentes, concelebram a Eucaristia com o recém-ordenado tomando o lugar de honra à direita do Bispo do Luiz Flavio Cáppio.

 

Após a Ordenação, houve os agradecimentos da Família através da irmã de Acleto, Senhora Ederalda Mangueira Lima, conhecida por Cida.

DSCF2204

Padre Cesar Rinaldi da Paróquia de São Gonçalo de Buritirama também deu boas vindas ao novo Padre e o parabenizou pela sua decisão e conquista!

???????????????????????????????

O ato com belíssimas musicas tocadas pela Banda Ministerio de Musica Diante do Cordeiro.

DSCF2130 ??????????????????????????????? ???????????????????????????????

E finalizou com os agradecimentos do já, Padre Acleto a todos os colaboradores, a família e as comunidades buritiramense e a católica, com demonstração de firmeza,convicção e um português impecável.

DSCF2205 ???????????????????????????????  ???????????????????????????????

Entre alguns trechos de seu agradecimento, destacam-se os direcionados a Deus e a Dom Luiz:

“Por diversas vezes eu tentei fugir. Mas o Senhor não desistiu de mim! O Senhor conseguiu me levar para perto dele. Obrigado Senhor, pois eu resisti por várias vezes, mas ao final o Senhor me venceu e estou muito feliz, pois atendi ao Seu chamado!”

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Em um dos momentos em que chamou sua atenção, foi quando o recém Padre Acleto direcionou palavras diretas de gratidão ao Seu Bispo “Eu tenho Dom Luiz como um Pai, pois quando eu disse a ele que ia embora e ia tentar a experiência religiosa, ele me disse: Vai Acleto, mas lembre-se que estaremos sempre te esperando, porque aqui sempre foi e será á sua casa!” O já experiente Bispo Dom Luiz Flavio Cáppio, homem talentoso, seguro e convicto, não se conteve e percebia-se que naquele momento ele se emocionou e não se conteve.

Após as Palavras de Acleto, Dom Luiz assinou o ato de “Provisão” que direciona o novo Padre para trabalhar como Vigário na Paróquia São João Batista em Ipupiara-Bahia.

Sem seguida, todos foram comemorar com um jantar oferecido pela comunidade no clube Terraço.

Neste domingo dia 20 de julho, Padre Acleto Mangueira Lima irá celebrar sua primeira missa na Igreja de São Gonçalo em Buritirama.

Por João Néris DRT 4145/BA

Com apoio da Professora Joanita Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*