Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

BOM JESUS DA LAPA: II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES FOI UM SUCESSO!

Publicado em: 23/9/2015
Aconteceu na manhã desta quarta-feira (23) no Auditório da Universidade Federal do Oeste da Bahia Campus Lapa, a II Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa-BA , por meio da Secretaria Municipal de Políticas Especiais e com a importante colaboração da comissão criada por pessoas da sociedade civil e poder público, realizou o evento que teve como tema “Mais direitos, participação e poder para mulheres”.

Com uma programação bem diversificada, deram início as 8h com abertura oficial e  a composição da mesa com presença marcantes tais como da Senhora Cleonice do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – representando as mulheres operárias, Dr. Gildásio Júnior – Secretário Municipal de Administração representando o Sr. Prefeito Eures Ribeiro, Florisvaldo – Secretário Municipal de Políticas Especiais, Taciana do Nedet/TVC, Davi Nedet/TVC-IFBaiano, Tainara da Pastoral da Juventude, Sidinei do Movimento CETA e Thiara Rodrigues – representante de Secretaria de Educação
Após as falas dos representantes a palestrante Magna apresentou o Regimento Interno a plenária o qual foi aprovado por unanimidade.
Discussão dos eixos temáticos por grupo, os quais foram:
I – Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidade para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios.
II – Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, territorial e estadual: avanços e desafios.
III – Sistema Político com participação das mulheres e igualdade: recomendações.
IV – Sistema Estadual de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.
Socialização das propostas, votação e aprovação
Eleição das delegadas e encerramento
A conferência contou com várias organizações da sociedade civil e poder público, onde discutiu e considerou os avanços e desafios para a política de mulheres e a definição de uma plataforma de políticas para as mulheres no âmbito municipal, territorial e estadual. Orientado nos pelos seguintes princípios: igualdade e respeito à diversidade; equidade; autonomia das mulheres; laicidade do Estado; universalidade das políticas; justiça social; transparência dos atos públicos; e participação e controle social.
Por fim houve a eleição das 5 delegadas eleitas na Conferência Estadual que ocorrera em novembro, distribuída em 3 delegadas representantes da sociedade civil e 2 delegadas representantes governo.
“A conferência nos deixou completamente felizes e otimistas com a participação em massa das mulheres de Bom Jesus da Lapa e região.”
Afirmou a senhorita Mônica Carmo – Assessora de Mulheres do NEDET-TVC no IFBaiano e representante da Comissão Organizadora da Conferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*