Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



BARREIRAS:EXPECTATIVA PARA FESTIVAL GASTRONôMICO

Publicado em: 28/5/2014

Expectativa para Festival Gastronômico em Barreiras

 

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia

 
O empresário Guilherme Teixeira, proprietário do restaurante Casa do Rio, desde 2001, pretende participar do 1º Festival Gastronômico Peixes e Aves, com um dos principais pratos servidos no restaurante, o peixe frito. “Vamos apresentar um prato que já utilizamos em nosso restaurante, reformulando com a ajuda das consultorias e melhorando para apresentar aos nossos clientes”.

 

O objetivo do festival é evidenciar a gastronomia, motivar a frequência em bares e restaurantes e principalmente qualificar a mão-de-obra dos participantes. Os restaurantes, bares e botecos inscritos participarão da programação de cursos oferecidos pelo Sebrae (PAS – Programa de Alimentos Seguros), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac (Oficinas gastronômicas) e Escola de Gastronomia da UFBA.

 
Oficinas gastronômicas

 
Ao todo são 15 restaurantes e 15 bares e botecos inscritos nas Oficinas Gastronômicas, Aves & Peixes (SENAC) previstas para o período entre 02 a 06 de junho, e o Programa Alimento Seguro-PAS (Sebrar), entre os dias 09 e 13 de junho com turmas durante a manhã e tarde.

 
Todos eles, devidamente enquadrados em micro e pequenas empresas legalmente constituídas e regularmente inscritas no município e em dia com as suas obrigações para com o fisco municipal ou pessoa jurídica, que desenvolvam atividades de restaurante, bar ou boteco, seja aberto ao público em geral com estrutura básica de higiene de acordo com as normas da vigilância sanitária.

 
O proprietário do Restaurante Frutos do Mar, Moisés Vieira Queiroz, que já está no mercado barreirense há 19 anos, pretende utilizar a moqueca de peixe de uma maneira diferente. “Estou estudando o prato que desejo trabalhar durante o festiva. Quero regionalizar a moqueca, pretendo fazê-la com peixes encontrados aqui na região de Barreiras”, disse. Ainda, segundo ele, a iniciativa do Sebrae e parceiros vai melhorar a qualidade dos restaurantes, bares e botecos do município.

 
De acordo com a nutricionista e Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae, Tatiane Salmeiro, “ao final do festival esperamos ter capacitado com o Programa de Alimento Seguro e Oficinas Gastronômicas todos os estabelecimentos participantes para que eles possam oferecer à população de Barreiras serviços cada vez melhores, tanto na esfera higiênico-sanitária quanto no que diz respeito às inovações gastronômicas”, disse. O gerente regional do Sebrae região Oeste da Bahia, Emerson Cardoso, complementa que “o principal objetivo do evento é potencializar e profissionalizar o que já temos”.

 
O lançamento oficial do 1ºFestival Gastronômico já aconteceu na quarta-feira, 21, e contou com a presença do Gerente Regional do Sebrae Região Oeste, Emerson Cardoso, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Rider Cartro, o Vice prefeito do município, Carlos Augusto Barbosa Nogueira, Secretário do Desenvolvimento Agrário, Ozimar Amorim e empresários do ramo alimentício. O evento é fruto de uma parceria entre Sebrae, CDL, Senac, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Prefeitura Municipal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*