Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



BARREIRAS: UJS HOMENAGEIA ZÉ BAIANO- BARREIRENSE MORTO NA GUERRILHA DO ARAGUAIA

Publicado em: 11/3/2015
A União da Juventude Socialista de Barreiras realizou na tarde de terça-feira (10), a fundação oficial do seu núcleo dentro da Universidade Federal do Oeste que foi intitulado como Núcleo Ze Baiano.
JOSÉ LIMA PIAUHY DOURADO- Militante do PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC do B).
Nasceu em 24 de março de 1946 em Barreiras, Estado da Bahia, filho de Pedro
Piauhy Dourado e Anita Lima Piauhy Dourado.
Desaparecido desde 1974 na Guerrilha do Araguaia, quando tinha 28 anos.
Estudou no Colégio Padre Vieira, em Barreiras e depois na Escola Técnica Federal da Bahia, em Salvador. Fotógrafo na Bahia até deslocar-se para a região do Araguaia.
Inicialmente morou próximo à Transamazônica. Pertenceu à Guarda da Comissão Militar. Foi visto pela última vez com vida por seus companheiros no dia 30 de dezembro de 1973, em Caiano. Segundo depoimento de moradores da região, caiu em uma emboscada do Exército, levou um tiro na cabeça e foi enterrado na localidade de Formiga. Era irmão de Nelson de Lima Piauhy Dourado, também desaparecido no Araguaia.
 O Relatório do Ministério da Marinha diz que “foi morto em 24/01/74.”
Para o Presidente da UJS João Felipe Lacerda o núcleo da organização na Universidade Federal do Oeste tem o desafio de disputar os rumos dessa nova universidade e a sua importância no processo de desenvolvimento da região.
“Resgatar a memória de Ze Baiano é reconhecer a luta de um barreirense em defesa da liberdade e da democracia da nossa pátria. Uma importante reflexão diante do momento que estamos vivendo em que alguns clamam por uma possível intervenção militar desconhecendo esse terrível momento da nossa história.” disse João Felipe.
Ascom UJS Barreiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*