Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !





BARREIRAS: SEGUNDO MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATAS ZERA DEMANDA REPRIMIDA NO MUNICÍPIO

Publicado em: 26/2/2019

 

 

 

 

Acompanhados dos familiares, os 35 pacientes que participaram do Segundo Mutirão de Cataratas, chegaram bem cedo no Hospital Municipal Eurico Dutra na manhã de sábado (23). Realizado pela Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde dentro do Programa Saúde Humanizada, o mutirão teve como principal objetivo zerar a fila de espera para realização da cirurgia de catarata com recursos próprios do município.

Antes de seguirem para o centro cirúrgico, os pacientes foram recepcionados pelo prefeito Zito Barbosa, secretário de saúde Anderson Vian, pela vereadora Graça Melo, coordenadora de cirurgias eletivas, Ana Paula Miranda, diretor médico do Hospital Municipal Eurico Dutra, Rodrigo Melo, diretora administrativa, Luísa Helena, pelo médico oftalmologista, Samuel Reis e toda equipe responsável pelos procedimentos cirúrgicos.

“Hoje é um dia marcante na saúde de Barreiras, estamos zerando a demanda reprimida da cirurgia de catarata que encontramos em 2017, com pacientes que estavam há mais de sete anos na fila. Tínhamos uma demanda de mais de 1.500 pessoas esperando por esse momento, e hoje, graças a Deus, estamos zerando essa demanda. Nosso objetivo continua sendo o de proporcionar uma saúde humanizada em nossa cidade”, destacou Zito Barbosa.

Zandra Nascimento fez questão de acompanhar sua mãe, Eliana Maria de 67 anos, nesse dia tão esperado. “Acompanho minha mãe desde o início desses procedimentos e só tenho a agradecer todas as equipes. Desde o primeiro atendimento na unidade de saúde até a conclusão das consultas que antecederam a realização dessa cirurgia, fomos muito bem recepcionadas por onde passamos e esse conforto da estrutura que encontramos aqui contribui no bem estar dos pacientes e com certeza na recuperação. É realmente um atendimento humanizado”, comentou.

Diversas cirurgias estão sendo feitas no Hospital Municipal Eurico Dutra desde 2017. Além das cirurgias de vesícula, varizes, mama e hérnia, e nas especialidades de otorrinolaringologia, urologia, ortopedia, pediatria, também são realizadas rotineiramente na unidade, as cirurgias de catarata. Em novembro de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o primeiro Mutirão de Cirurgias de Cataratas, na oportunidade 100 pacientes passaram pelo procedimento.

Segundo o oftalmologista Dr. Samuel Reis, a cirurgia de catarata é uma das mais realizadas no Brasil e dura em média de 15 a 20 minutos. Dona Marina Rodrigues esperava há seis anos por esse momento. “Essa oportunidade é uma benção do céu, há seis anos esperava realizar esse sonho e creio que minha recuperação será rápida”, disse emocionada.

Dircom Prefeitura Municipal de Barreiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*