Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



BARRA:PREFEITURA IMPLANTA SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO COMBATE À SECA

Publicado em: 18/10/2013

jacaranda

agua1

agua11

Cópia de agua1

agua12

Diversas Comunidades da zona rural do município estão sendo beneficiadas

Como inúmeros municípios baianos, Barra vem passando por um momento muito delicado em relação à falta de água. É a maior seca dos últimos 60 anos na região.

Na tentativa de amenizar o problema, a Prefeitura tem mantido uma forte parceria com o Governo do Estado através da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos (CERB), na implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água nas Comunidades da zona rural; estes sistemas consistem na perfuração de poços artesianos de onde a água produzida é tratada e encanada até as residências.

Neste sábado (19) o terceiro sistema nesse modelo, será inaugurado na Comunidade Jacarandá, os outros dois que já estão em funcionamento são nas Comunidades Pajeú, Caraíbas e Folhas Largas. No Brejo da Cachoeira, e nas Comunidades do Paulista e Curral Novo os sistemas estão em fase de conclusão.

No Baixão de Arcanja, o problema maior era a qualidade da água, que por ser muito salobra era impossível o consumo humano; a Prefeitura então implantou um sistema de dessalinização que permite que cada cidadão tenha diariamente, disponível para consumo próprio, até 20 litros de água de boa qualidade para matar a sede.

Existem também no município os poços que estão em fase de perfuração visando a posterior montagem dos sistemas de abastecimento. Um deles atenderá os Brejos da Japira, Cinzeiro e São José, outro atenderá os Brejos São Gonçalo e Mata Escura, tem um também na Fazenda Saco, e nas Comunidades João do Mato e Viana. No Brejo de Vara e Bonfim a perfuração do poço já foi concluída, a próxima etapa é levar a água encanada até as casas das pessoas.

De acordo com o Prefeito Artur Silva, nas Comunidades Vereda do Gavião e Vaqueiros, já foram perfurados poços mas não foi encontrada água, sendo assim será feito um estudo geofísico no solo para que seja apontado o local mais propício a encontrar água, e só após se fará a perfuração, evitando assim, perda de tempo e verba. Na Comunidade da Ilhota, também foi dado o primeiro passo – a locação do poço já foi autorizada, concluiu Artur.

O Governo da Barra esta concentrando todos os esforços possíveis para combater os maiores problemas causados pela prolongada falta de chuva no município. As localidades que sofrem com a seca são muitas e a dificuldade de acesso na zona rural é enorme; porém, a Prefeitura tem priorizado todas as ações que levam ao melhor caminho para aplacar a sede nas Comunidades e a destruição dos meios de manutenção de vida de suas famílias.

Ascom Barra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*