Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



BARRA:CENTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ACABA DE SER INAUGURADO

Publicado em: 10/4/2015

Centro regional de educação é inaugurado em Barra
Governador atende pedido do prefeito Artur Silva

A região do Vale do São Francisco acaba de ganhar o Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemit), inaugurado na manhã desta sexta-feira (10) pelo governador Rui Costa, com uma videoconferência transmitida da Escola Estadual Cristo Rei, no município de Barra, pelo sistema do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O Cemit da região é formado por 15 núcleos, sendo dez na sede do município de Barra, que possui o maior número de alunos do estado, três em Muquém do São Francisco e dois em Morpará, totalizando 1.114 alunos matriculados.

O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) assegura o ensino médio à população baiana em áreas remotas do estado. “Barra é um exemplo do que nós queremos de engajamento para uma educação pública cada vez melhor. Muitos alunos aqui de Barra conseguiram passar no último Enem, estudando pelo material didático com o apoio da intermediação tecnológica, do curso a distância, o que prova o sucesso desse programa e a dedicação dos nossos alunos”, disse Rui Costa.

Transmissão

A visita do governador e do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, ao colégio foi transmitida instantaneamente para 100 turmas matutinas do EMITec em diversas localidades baianas. O EMITec possui três estúdios e uma ilha de edição no IAT, de onde são produzidos e compartilhados diariamente os conteúdos pedagógicos.

Diversos profissionais das áreas de educação e comunicação são responsáveis por produzir e transmitir os conteúdos durante os 200 dias letivos para os 17 mil estudantes matriculados. Ao todo, 110 professores da rede estadual de ensino compõem o quadro de docentes do EMITec. Eles participaram de um processo seletivo interno e receberam treinamento para atuar frente às câmeras e ministrar os conteúdos de forma coesa.

Referência de ensino

Com um brilho no olhar e consciente da importância que a educação tem para o desenvolvimento social das pessoas, a professora de biologia Iara Fon explica que o treinamento contribui não apenas para as aulas no estúdio, mas também nas salas de aula. “No final do ano, recebemos imagens de alunos que já estavam se formando e não precisaram mudar de cidade para poder cursar o ensino médio”.

A professora se sente realizada pela possibilidade de utilizar os recursos tecnológicos para compartilhar os conhecimentos aos alunos das mais remotas localidades da Bahia. “A gente sempre olha para as câmeras [como se estivesse] buscando o olhar deles. É gratificante perceber que eles [os alunos] estão entendendo, que realmente estamos chegando com conteúdo de biologia, onde não tinha um professor de biologia. Com conteúdo de química, onde não tinha um professor de química”.

Somente neste ano, por meio do EMITec, estão sendo disponibilizados conteúdos para 800 turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio nos turnos matutino, vespertino e noturno. De acordo com a coordenadora executiva do EMITec, Letícia Machado, cerca de 900 mediadores, um por sala de aula, atuam nas localidades contempladas pela iniciativa que, desde 2010, quando foi criado, recebeu prêmios nacionais como o da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia e o da Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed). “Neste momento, temos mais de 300 distritos de aproximadamente 150 municípios envolvidos neste trabalho. Somos referência em todo o país”.

Fonte: ASCOM Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*