Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

ADOLFO MENEZES CITA ATAQUES DO 8 DE JANEIRO E DESTACA ESFORÇO SUPRAPARTIDÁRIO PELA DEMOCRACIA EM DISCURSO NA AL-BA

Publicado em: 03/2/2023

O presidente reeleito Adolfo Menezes (PSD) destacou a “singularidade” do atual momento da democracia durante seu discurso, na abertura dos trabalhos da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na manhã desta sexta-feira (3).

 

No entendimento do social democrata, o estágio atual exige da Casa desafios e dimensões que evocam um esforço suprapartidário dos membros do parlamento baiano.

 

“Abrir os trabalhos legislativos neste momento é dizer: sim, a democracia triunfou. O terrorismo perdeu e a civilização suplantou, mais uma vez, a barbárie”, salientou.

 

Em seu discurso Menezes lembrou o episódio do último dia 8 de janeiro, em que as sedes dos três poderes em Brasília foram destruídas por radicais bolsonaristas, que tentavam implementar um golpe de Estado.

 

Segundo o presidente, a situação foi “infame”, porém, “não abalou um milímetro da nossa democracia, porque a liberdade está em nossa alma”.

 

Ele utilizou também das palavras do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, ao abrir o ano judiciário de 2023. O discurso do magistrado teve como foco a defesa da democracia e plena cidadania dos brasileiros e recebeu, na AL-BA, um complemento de Adolfo Menezes.

 

“Só faltou completar, ministro Alexandre de Moraes: ‘Com tiranos não combinam brasileiros corações’, como reverbera, há 200 anos, o nosso brado contido no Hino ao Dois de Julho”, acrescentou o chefe do Legislativo da Bahia.

 

O teor das palavras de Adolfo deu um tom de esperança, pois, segundo o próprio, o país segue um caminho de reconstrução e tem a Bahia como um dos estados protagonistas, tanto pela economia quanto pela questão política. 

 

Para tratar do assunto citado, o mandatário elogiou a condução do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e utilizou de  episódios da história recente do Brasil, como as Jornadas de Junho de 2013 e a crise humanitária dos povos Yanomami.

 

“Na trilha da recuperação do país, é fundamental que os Poderes Legislativos, estaduais e federal, comprometam-se a exercer papel de proa na superação dos problemas, especialmente para aqueles que nos confiaram o voto em outubro passado”, salientou, evidenciando a essencialidade do papel dos políticos e do equilíbrio das instituições.

 

No decorrer da sua fala – que também mencionou as relações externas do país e a chegada da dupla Jerônimo Rodrigues (PT) e Geraldo Júnior (MDB) à governadoria e de Rui Costa (PT) à Casa CIvil do governo federal – Adolfo Menezes relembrou a atuação da legislatura passada, sobretudo durante a pandemia da Covid-19.

 

“Realizamos todo esse trabalho em 81 sessões plenárias, em que votamos 348 proposições e fizemos 1.416 indicações diversas. Sem dúvida, dois anos altamente produtivos em favor do estado. Tudo em favor da Bahia e do povo baiano”, destacou.

 

Por fim, o presidente da Casa desejou aos pares um mandato profícuo e em prol do interesse público, da mesma maneira que também fez com relação ao governador, e pediu desculpas aos povos indígenas e originários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*