Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



XIQUE-XIQUE INICIA O PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Publicado em: 08/2/2014

1558382_459077247526608_1419334212_n

1654269_459077307526602_1319346186_n
Diante da importância da Elaboração do PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PMGIRS), instituída através da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, como condição para o município ter acesso à recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, a Prefeitura Municipal de Xique-Xique, com apoio técnico da Empresa RENOVA Engenharia e Meio Ambiente estará iniciando os trabalhos de elaboração do PMGIRS de Xique-Xique de forma participativa com envolvimento do setor público e da sociedade organizada.

A elaboração do PMGIRS é uma oportunidade para toda sociedade conhecer e entender o que acontece com os resíduos sólidos da sua cidade, discutir causas dos problemas e buscar soluções coletivas. A participação social é fundamental para que o plano cumpra seu papel de direcionar soluções a serem adotadas para execução dos serviços de Limpeza urbana, implantação da coleta seletiva e principalmente à destinação e disposição final dos resíduos sólidos a fim de que chegue a todos os cidadãos, integralmente, com qualidade, promovendo a saúde, a qualidade de vida e do meio ambiente.

Para isso faz-se necessário a formação de um Comitê de Coordenação que será a instância consultiva e deliberativa, formalmente institucionalizada, responsável pela condução da elaboração do PMGIRS para discutir, avaliar e aprovar o trabalho realizado, promovendo a integração das ações relacionadas aos resíduos sólidos, inclusive do ponto de vista de viabilidade técnica, operacional, financeira e ambiental.

Para que essas ações sejam iniciadas em Xique-Xique os secretários já participaram de uma reunião com a engenheira ambiental Marcela Leite da Silva, da empresa RENOVA,onde foi exposto toda a dinâmica do plano e como será essencial o envolvimento das secretarias nesse processo. Um outro encontro foi promovido através da Jornada Pedagógica 2014, onde os coordenadores da educação pública participaram de oficinas e palestra para que esse trabalho seja desenvolvida também nas escolas municipais do nosso município.

Os órgãos públicos estaduais e municipais também irão participar das discussões e deverão indicar 2 membros para compor o Comitê de Coordenação para a elaboração do PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE XIQUE-XIQUE.

Ascom/PMXX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*