Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









WALTER PINHEIRO DEFENDE AMPLIAÇÃO DO SISTEMA PORTUÁRIO DA BAHIA

Publicado em: 27/8/2013

Senador Walter Pinheiro (PT-BA) preside reunião na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT)
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu nesta segunda-feira (26), durante entrevista na Tudo FM, a ampliação do sistema portuário da Bahia. “O Porto de Salvador responde por uma das maiores atividades econômicas da cidade. Ele precisa ter sua logística modernizada para evitar o congestionamento de navios que está ocorrendo na Baía de Todos os Santos. Um navio desses parado representa o prejuízo de trinta mil dólares por dia”, alertou. Pinheiro foi entrevistado pelos jornalistas Samuel Celestino e Daniela Prata, no programa Bahia Notícias no Ar.

Durante a entrevista, o senador revelou ainda que a movimentação de cargas nos portos baianos é superior à demanda de Pernambuco, mesmo com a existência do moderno Porto de Suape. “Portanto é fundamental que toda essa logística deste modal seja repensada tendo a inovação como vetor principal. O Porto de Aratu, por exemplo, responde a 50% da movimentação de cargas”, destacou.

Além dos portos, Pinheiro defendeu a retomada dos trens de passageiros, interligando Salvador a Alagoinhas, revitalizar os trens do subúrbio e resolver o trecho ferroviário no Distrito de Mapele, em Simões Filho, onde foram roubados cerca de 10 quilômetros de trilhos.

BR-324

O senador fez duras críticas à operadora Via Bahia, por conta da situação da BR-324, e disse que vai entrar na Justiça pedindo a anulação do contrato com o Governo da Bahia. “Minha paciência esgotou. Estou inclusive propondo que o Derba [Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia] e o Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] façam uma parceria para tapar a cratera formada há mais de dois meses, próxima ao Porto Seco Pirajá. Está na hora de trocar [de concessionária] e chamar o segundo colocado [na licitação], ou abrir outra licitação, se for o caso”, disse. Pinheiro já acionou a concessionária na Justiça contra o aumento do valor do pedágio.

Parque Olímpico de Pituaçu

O senador também revelou que está articulando, junto com a bancada baiana em Brasília, a requalificação do estádio de Pituaçu para os esportes olímpicos. “Queremos ajustar o estádio para que seja um parque olímpico. Precisamos sediar, inclusive, competições nacionais. O esporte oferece uma importante contribuição para a formação dos jovens e para uma juventude sadia”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*