Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !





VELHO CHICO:OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO NOVAMENTE PARADAS

Publicado em: 24/7/2013

trans-1

trans-2
Francisco Siqueira mora em Mauriti, extremo-sul do Ceará, e aos 53 anos de idade vislumbra desolado a obra parada que tanto sonha ver concluída: a transposição das águas do Rio São Francisco. Segundo o ministério da Integração Nacional, Mauriti está incluído na chamada meta 3N do projeto, no eixo norte da transposição, onde se encontra a maior parte das obras no Ceará, com 38 quilômetros de extensão.

O orçamento inicial em 2007 era de R$ 4,5 bilhões, mas atualmente o valor corresponde a quase o dobro: R$ 8,2 bilhões. O lote 6 tem um trecho das obras paralisadas há pelo menos 1 ano e 4 meses. O canal corta pelo menos 15 localidades e de acordo com a associação dos trabalhadores rurais da região, com as obras paradas pelo menos 400 pessoas estão prejudicadas. Não há nem serviço para ocupar a mão de obra local, nem água suficiente para irrigar plantações, consumo humano e dos animais.

A chuva deste ano foi tão pouca que o açude de Mauriti, pertencente ao Dnocs e incluído no projeto para receber água do Rio São Francisco, não encheu nem 1/3 da capacidade, que é de 33 milhões de metros cúbicos. Em uma visita recente à região o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, disse que foi aberto um novo processo de licitação para retomada das obras. Elas devem estar concluídas em 2015. Fonte: G1/O Expreso Lem

trans-4

trans-3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*