Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

TRIBUNA DA BAHIA APONTA NOMES DE TERENCE E EURES COMO FORTES CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA UPB

Publicado em: 02/11/2014

20c6616c225b2076f86f2210780badb2

Continua tomando corpo as mobilizações pelo interior do Estado para definir nomes que deverão disputar a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Até a última quarta-feira, a única candidata a se apresentar foi Maria Quitéria (PSB), prefeita de Cardeal da Silva, que ocupa o cargo desde 2013.

Nas últimas horas já se apresentaram também Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí, que disputou com a correligionária a vaga da presidência em 2013, e Ricardo Machado (PT), munícipe de Santo Amaro da Purificação.

No Oeste da Bahia, políticos se organizam para discutir a possibilidade de lançar os  nomes de Eures Ribeiro (PV), prefeito de Bom Jesus da Lapa, e Terence Lessa (PT), munícipe de Ibotirama. Ambos tem grande liderança na região.

Os nomes de ambos, que segundo rumores gozam de prestígio junto à cúpula governista,  podem ser convocados à disputa já contando com o apoio da base na articulação, de dezenas de gestores e deputados.

Os rumores são de que nos últimos meses os dois prefeitos estariam dialogando com inúmeros prefeitos, deputados e secretários do governo para pavimentar o caminho. Lessa e Ribeiro tiveram papéis de destaque na campanha para eleger o governador Rui Costa (PT),  Otto Alencar (PSD) para o senado, e Dilma Rousseff (PT) para a presidência da República.

Quem assumir o cargo deverá ter muito jogo de cintura para manter a unidade da UPB, que conta com  mais de 300 municípios. A eleição deverá ocorrer em janeiro de 2015, após publicação de edital no Diário Oficial do Estado.

A atual presidente Maria Quitéria é um dos nomes prediletos pelos munícipes por sua forte atuação e conquista da unidade no órgão.  A sua representatividade em Brasília é considerada boa para pleitear melhorias para os municípios junto ao governo federal.

Partiu dela, inclusive, uma movimentação nacional que conquistou o aumento de 1% para o Fundo de Participação dos Municípios. O projeto que prevê o aumento está para ser votado na Câmara Federal.

A prefeita de Igaporã, Rosana Cotrim (PR) já se mostra favorável à reeleição de Maria Quitéria. Na defesa também está Railton Ramos, de Itagi. “É uma mulher de fibra que conseguiu unir os prefeitos, que consegue levar pra frente nossas demandas”, disse Rosana.

Diálogo – O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, já havia informado que irá se reunir com todos os prefeitos do partido para discutir possíveis nomes a serem lançados. Ao lado de Maria Quitéria – que apoiou Rui Costa (PT) mesmo tendo a senador Lídice da Mata como candidata ao governo – estão petistas como José Bonifácio, prefeito de Ruy Barbosa e vice-presidente da UPB; e João Bosco, prefeito de Teixeira de Freitas e tesoureiro do órgão.

Já o presidente do DEM na Bahia, José Carlos Aleluia, afirmou que também deverá se articular com a legenda futuramente. O secretário-geral do PSB, Rodrigo Hita, afirmou que ainda não está na agenda essa discussão, mas que possivelmente deverá reunir os correligionários para discutir o assunto.

Fonte:Tribuna da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*