Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

TABOCAS DO BREJO VELHO:PREFEITURA REALIZOU A IV CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Publicado em: 12/8/2013

IMG_6251

IMG_6263

IMG_6298

IMG_6309
No dia 02 de agosto, a prefeitura de Ta­bocas do Brejo Ve­lho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a IV Confe­rência Municipal de Assis­tência Social, com o tema “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS”.

O evento foi realizado no Centro Comunitário Padre Luís Lintner, no salão Dom Ricardo, e contou com a pre­sença do prefeito Humber­to Pereira da Silva (Beto), de secretários de governo, da secretária de assistên­cia social Leonor Farias, da psicóloga Mariana Nereu,da gestora do Bolsa Família Ana Cristina, da coordena­dora Joana Darc, do presi­dente da câmara Valdemir de Deus e de outros verea­dores. As palestras foram ministradas por pessoas da cidade ligadas diretamente às atividades sociais da ad­ministração municipal.

Em seu pronunciamento, o prefeito Beto reconheceu a importância da Conferên­cia: “Assistência Social é um dos pontos que temos dado muita atenção em nossa administração, pois vem de encontro ao nos­so lema, que é cuidar das pessoas. Tabocas é um mu­nicípio que vem crescendo muito nos últimos anos, e a assistência social não tem acompanhado esta evolu­ção, por isso, temos esse desafio pela frente, garantir uma vida digna a todos os moradores”, avaliou.

Na oportunidade, Beto aproveitou para fazer uma explanação da situação de insolvência que encontrou a prefeitura e falou ainda dos avanços alcançados nestes sete meses. “Foram sete meses de dificuldades e muito trabalho, mas esta­mos fazendo o possível para solucionar ainda algumas questões, e podem ter certe­za que no final destes quatro anos estaremos vivenciando em nossa cidade uma nova realidade. Já fiz várias viagens a Salvador e Brasília, não te­nho poupado esforços na bus­ca de canalizar recursos para investimentos para o nosso município”, afirmou.

O prefeito também fez questão de dizer que vai fa­zer uma gestão pautada na transparência e na morali­dade administrativa e que irá cumprir rigorosamente o que dispõe a Lei de Respon­sabilidade Fiscal e que nada fará para agradar “A” ou “B”, que venha ferir a lei e lhe causar problemas futuros.

A secretária de assistên­cia social, Leonor Farias falou da importância de discutir os detalhes da assistência so­cial, principalmente os mais técnicos, que envolvem o Sis­tema Único de Assistência So­cial – SUAS, junto com a so­ciedade. “É preciso conhecer o que envolve o SUAS, trazer esse conhecimento também para a população para de­senvolver as necessidades da cidade e dos moradores e poder abordar na Conferên­cia Estadual. Reconhecemos esta conferência como um instrumento fundamental no processo de democrati­zação e o fortalecimento da participação popular e con­trole social, e ainda como um momento de aperfeiçoa­mento do sistema Único de Assistência Social”, disse.

Os eixos de debate na IV Conferência foram: finan­ciamento obrigatório da as­sistência social, vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitora­mento e avaliação, gestão do trabalho, gestão dos serviços, programas e projetos, gestão dos benefícios no SUAS e re­gionalização.

O objetivo da Conferência Municipal foi o de analisar, propor e delibe­rar, com base na avaliação lo­cal, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS, além de preparar tópicos que serão levados pelos delegados elei­tos para serem abordados na Conferência Estadual.
Texto | Fotos: Jayme Modesto – modesto@jornalgazetadooeste.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*