Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

Secult assina nesta terça termo para instalar acervo digital de Glauber Rocha no MAM-BA

Publicado em: 07/12/2020
Secult assina nesta terça termo para instalar acervo digital de Glauber Rocha no MAM-BA

Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) formaliza, nesta terça-feira (8), a transação que prevê a instalação de um acervo digital de Glauber Rocha, na capital baiana. A assinatura do termo será realizada na sede da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, com a presença da secretária estadual de Cultura, Arany Santana, e de Paloma Rocha, filha do cineasta.

 

Idealizada pelo governador Rui Costa, a iniciativa foi anunciada em agosto de 2019, durante o lançamento da exposição “Glauber em Movimento”, que trouxe para a Bahia parte do acervo do artista conquistense.

 

A mostra foi realizada no recém inaugurado Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, e era composta por 16 totens, remontando a linha do tempo do cineasta, com informações e conteúdo fotográfico, arquivístico e audiovisual, destacando não somente a trajetória profissional de Glauber Rocha, mas também sua dimensão humana e pessoal. A exposição seguiu para o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, também na cidade natal do artista.

 

A proposta agora é instalar no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador, o Tempo Glauber Digital, com mais de 50 mil itens entre projetos, desenhos, fotografias, cartas, além de todos os filmes do cineasta baiano.

 

Além do material digitalizado, ficarão expostos no espaço os cartazes originais dos filmes, a câmera do artista, uma espada e o facão usados nas suas icônicas obras. O espaço terá a curadoria de Paloma Rocha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*