Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









SÃO DESIDÉRIO:PREFEITURA LANÇA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA E A EDIÇÃO DO SÃO JOÃO DO SÍTIO GRANDE 2013

Publicado em: 16/5/2013

ASC_6407ASC_6469
Centenas de pessoas participaram da cerimônia realizada na noite de terça-feira, 14, no plenário Celso Barbosa da Câmara Legislativa, onde a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer apresentou as ações e projetos desenvolvidos, lançou oficialmente a construção do Plano Municipal de Cultura e divulgou a grade de atrações e peças publicitárias do São João do Sítio do Rio Grande, considerado o maior festejo junino do oeste baiano.

O prefeito municipal, Demir Barbosa, o vice-prefeito, Reginaldo Cesar, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Nerito Carvalho e o presidente do poder legislativo, Manoel Divino compuseram a mesa. O evento contou com a presença de todos os vereadores, representantes de diversos segmentos da sociedade civil, autoridades políticas locais e da região, além de grupos teatrais, esportistas, escolas públicas e privadas, produtores culturais, membros do grêmio estudantil e representantes sindicais.

Após a Filarmônica Municipal Heliodoro Ribeiro, um dos projetos da secretaria, apresentar o Hino Nacional Brasileiro, o presidente da câmara, falou sobre a importância das manifestações culturais para a história da sociedade local. “O poder legislativo reafirma a parceria com o executivo no que tange ao incentivo cultural e práticas esportivas para a população”, afirmou Manoel Divino.

A pasta da Cultura, Esporte e Lazer, segundo o secretário Nerito Carvalho foi implantada no município há quatro anos. “Temos uma grande responsabilidade, por que os nossos eventos acontecem de janeiro a janeiro, como os rallys, os festejos culturais e religiosos, os campeonatos e torneios na sede, povoados e distritos, o festival de música – Canta e Encanta -, o dia do evangélico, o São João, Festa da Paz, o projeto natalino- Lugar de luz, Gente de Paz, que envolve toda iluminação natalina e o aniversário de emancipação política da cidade. Além de mantermos uma escolinha de futebol, implantamos o museu e a filarmônica, firmamos diversas parcerias com outras secretarias na área cultural, esportiva e de lazer, reconstruímos o estádio, construímos e reformamos quadras poliesportivas em todo o município, tivemos a visita do secretário de cultura do estado, onde nossa gestão cultural foi bastante elogiada e dentre tantas outras iniciativas”.

Ainda de acordo com o secretário, dentro do plano de metas, está a reforma do Centro Cultural Celso Barbosa, a aquisição de terrenos para campos de várzea nos povoados, visita da caravana do lazer, construção do centro esportivo entre outras ações. “Vamos elaborar também o nosso Plano Municipal de Cultura, que será feito de forma democrática, com a união de todos os segmentos da sociedade e desde já peço a todos que participem, por que este plano será válido para a nossa cultura e para a nossa gente”, ressaltou.

O assessor técnico da secretaria, Vanderlino Barbosa, fez a apresentação da elaboração do Plano Municipal de Cultura. “Trata-se de uma pactuação entre agentes públicos e sociais, comunidade artístico-cultural e sociedade em geral, além do envolvimento do poder executivo e legislativo, sua elaboração exige dados concretos, e de inicio é feito um diagnóstico cultural, terá validade por dez anos e irá legitimar as nossas manifestações culturais. Nós dispomos do Conselho e Fundo Municipal de Cultura, só nos falta o plano, por isso a participação de todos é de fundamental importância”, frisou.

O prefeito municipal, Demir Barbosa, agradeceu a participação de todos e falou sobre a relevância da cultura, do esporte e do lazer para o crescimento e desenvolvimento humano, a preservação e o fortalecimento dos valores e costumes. “O governo municipal não mede esforços em atender todos os anseios e necessidades da população com o propósito de melhorar cada vez mais a qualidade de vida. O nosso calendário cultural e festivo é extenso e democrático, no qual buscamos agradar todos os gostos musicais, os costumes, tradições e religiões”, declarou.

O grupo teatral Os Trakinus apresentou a esquete, “Cordel a Cultura de São Desidério”, fazendo uma referência da importância da participação da população na elaboração do Plano Municipal de Cultura. O encerramento do evento ficou por conta da mostra das peças publicitárias do São João do Sítio Grande, que acontecerá entre os dias 14 a 16 de junho, com a animação das bandas, Cem Parea, Targino Gondim, Chico Rei e Paraná, Ademário Coelho e atrações locais e regionais, além da grade de programação cultural que acontecerá no domingo, 16.

Texto: Adinete Batista

Fotos: Rodney Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*