Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

SÃO DESIDÉRIO:DEMIR BARBOSA E SECRETÁRIOS VISITAM ASSENTAMENTO DO MST OSCAR NIEMEYER

Publicado em: 09/2/2013

20130209075147sao desidérioTexto Diego Souza | Fotos Rodney Martins

 

O prefeito Demir Barbosa, os secretários José Marques, Alaídes França, Nerito Carvalho, Zito Barbosa, o coordenador Waldik Rodrigues, a vereadora Maria das Graças, o vereador Gerivaldo Soares e demais lideranças politicas visitaram na manhã de quinta-feira, 07, o novo assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST Oscar Niemeyer, localizado há dois quilômetros do povoado de Almas. Entre crianças, jovens e adultos mais de cem famílias estão acampadas.

Para o coordenador regional do MST Isaias Nascimento, a Prefeitura de São Desidério junto com as secretarias está dando todo apoio logístico e estrutura para o processo de construção agrária. “Essa reivindicação junto ao poder público, tem uma grande importância que eu posso destacar como uma classe trabalhadora do campo. As demandas e necessidades foram passadas ao prefeito e secretários e conseguimos fechar parcerias. Esse é um projeto de melhoria de vida tanto para o pessoal desse município quanto para região oeste”.

 

“O coordenador do movimento Isaias Nascimento nos convidou para vê as demandas que eles precisam e o apoio do município para que esses assentados possam realmente ter êxito na área que eles vão moram com suas famílias. O município vai dá suporte na educação, saúde, infraestrutura, agricultura e lazer. São demandas que tem como auxiliar o assentamento e está junto nessa parceria ser referência no oeste da Bahia entre município e assentados”, assegura Demir Barbosa.

 

Segundo o secretário de Agricultura, José Marques de Castro, as famílias podem usufruir da terra investindo em plantios. “Está definido uma área em aproximadamente 100 hectares de terra e possivelmente a colocação de calcário se houve necessidade. Os moradores também pretendem fazer uma horta comunitária, porque o momento que trabalha a terra e eles vão ter o que tirar dela, então as famílias vão ter o que comer e o que vender do seu excedente,” disse. O coordenador do Núcleo de Trabalho Emprego e Renda Waldick Rodrigues de Souza complementa. “A parceria vai oferecer mais condições de vida no campo, vamos construir uma associação para buscar recursos em benefício dessas famílias”.

 

Para a secretária de Educação, Alaides França, o aprendizado e a alfabetização vão ser aspecto relevante para as famílias. “A nossa proposta hoje é conhecer a população os moradores desse assentamento e fazer um diagnostico das necessidades e buscar medidas para tentar solucionar os problemas que apresentam. Assim estaremos cumprido com o nosso papel social enquanto autarquia educacional e garantir as essas crianças, jovens e adultos a oportunidade de aprender e alfabetizar”.

 

O morador do assentamento Harles Bispo dos Santos, comemora as propostas. “Agora vai melhorar a nossa condição de vida e dos nossos filhos”, disse. Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer Nerito de Carvalho, “Os moradores terão o seu momento de lazer e descontração. Vamos apoia-los no esporte, no teatro e tentar de várias forma valorizar a cultura dessas famílias”.

Fonte:Nova Fronteira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*