Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



SÃO DESIDÉRIO TERÁ TERMELÉTRICA A BASE DE EUCALIPTO

Publicado em: 19/11/2013

termoeletrica181113
A gestora de recursos Ático vai investir R$ 750 milhões na construção de uma termelétrica movida a cavaco de eucalipto, com capacidade instalada de 150 megawatts (MW), em São Desidério. O investimento, que será realizado em parceria com a alemã Steag, especializada em biomassa, incluirá também o manejo do eucalipto, que também pertence a Ático.

O empreendimento, chamado Campo Grande Bioeletricidade, foi vencedor do leilão de energia do tipo A-5 (que negocia contratos para início de fornecimento em cinco anos) realizado pelo governo em agosto deste ano. Na ocasião, o projeto negociou energia ao preço de R$ 136,69 por megawatt-hora (MWh). A termelétrica é o primeiro projeto “greenfield” (empreendimento que parte do zero) da Ático na área de energia.

Segundo Gustavo Magalhães, sócio-diretor da gestora, o grupo pesquisou vários projetos de geração de energia, mas decidiu não optar por nenhum a partir de combustível fóssil para não ficar dependente da Petrobras, que no momento está priorizando a produção de petróleo na camada pré-sal. “Foi quando surgiu esse projeto, onde a base do combustível é o eucalipto”, afirmou.

Para garantir o pleno abastecimento da usina térmica, a Ático desenvolveu um projeto integrado. A floresta pertence à Remasa, empresa da família do ex-piloto de Fórmula 1 Maurício Gugelmin, da qual a Ático adquiriu uma participação de 50% menos uma ação, por meio da Tree Florestal, que pertence ao FIP Ático Florestal. Os ativos da Remasa totalizam 17,3 mil hectares. O manejo da floresta será feito pela Tree Florestal.

Já o projeto da termelétrica foi desenvolvido pela empresa Diferencial Energia e vendido para a Bolt Energias (75%) e a Steag (25%). A Bolt Energias é uma empresa de geração e comercialização de energia fundada em 2010 e 100% controlada pelo FIP Ático Geração de Energia, do grupo Ático.

Jornal Valor Econômico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*