Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

SÃO DESIDÉRIO: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA COMITÊS DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

Publicado em: 21/11/2014
 
Com o advento da Lei nº 11.445/07, foi estabelecido o conceito de saneamento básico como conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas. Seguindo essa determinação a prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo realizou na manhã dessa terça-feira, 18, no auditório da prefeitura, uma reunião para capacitação do Comitê Executivo e Comitê de Coordenação, visando á elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do município.
 
A reunião contou com a presença do prefeito Demir Barbosa, secretário do Meio Ambiente, Demothenes Júnior, vereadores, secretários de governo, diretores de departamentos, membros dos comitês do Plano Municipal de Saneamento Básico, sindicatos, associações, do engenheiro civil da empresa Gerentec Engenharia Ltda, Petronio Ferreira Soares, além de engenheiros ambientais e sanitários.

 

 
Saneamento básico é o conjunto de medidas adotadas em uma região, em uma cidade, para melhorar a vida e a saúde dos habitantes impedindo que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico mental e social. “Esse é o primeiro encontro que visa capacitar componentes do plano e também estabelecer sugestões que venham a complementar a construção do Plano de Saneamento. Na oportunidade agradeço a todos os segmentos sociais que estão presentes para elaborarmos um documento de suma importância”, disse o secretário de Meio Ambiente, Demothenes Junior.
 
A lei que rege o Plano de Saneamento Básico define também as competências quanto à coordenação e atuação dos diversos agentes envolvidos no planejamento e execução da política federal de saneamento básico no País. “É importante à preocupação dos governantes garantirem o bem estar e a saúde da população desde que também sejam tomadas medidas para educar a comunidade para a conservação ambiental. Um dos problemas mais graves nas grandes cidades do Brasil é justamente a falta do saneamento básico e, é este um dos fatores mais importantes da saúde porque de acordo com o meio onde vivem podem contrair e transmitir muitas doenças, inclusive, por exemplo, doenças respiratórias, vermes e tantas outras”, explicou o engenheiro civil, Petronio Soares.
 
O prefeito Demir esteve presente e comentou sobre a importância do Plano Municipal de Saneamento Básico. “É um desafio grande, mas, estamos projetando o nosso Plano Municipal de Saneamento Básico para podermos cumprir com as obrigações sociais. O saneamento básico tem como o seu principal objetivo zelar pela saúde do ser humano, e pensando nessa perspectiva a prefeitura sempre se preocupou em fazer da melhor forma para o bem estar da população”, disse.
 
O PMSB está sendo viabilizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco- CBHSF representado pela Associação Executiva de apoio á Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo e a Empresa Gerentec Engenharia Ltda, contratada para elaboração do plano. “Durante a reunião foi abordado aspectos relevantes, desafios que irão encontrar na construção do Plano Municipal de Saneamento Básico, diagnósticos do munícipio, dentre outros”, Finalizou o secretário de Meio Ambiente, Demothenes Júnior.
Texto e fotos: Diego Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*