Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

SÃO DESIDÉRIO: SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL SOLIDARIZA COM O DIA NACIONAL CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL

Publicado em: 22/5/2013

ASC_6813

ASC_6844

DSC01992

Para prestigiar o Dia Nacional contra o Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com Centro de Referência Especializada de Assistência Social-Creas, Centro de Referência Social-Cras e Conselho Tutelar, promoveram na última sexta-feira, 17, uma passeata pelas principais ruas da cidade com a temática “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.” Estiveram presentes na caminhada o prefeito municipal Demir Barbosa, o vice-prefeito Reginaldo Cesar, vereadores, secretários de governo, representações sindicais, associações e comunidade local.

A programação da campanha iniciou entre os dias 13 a 16 de maio nas escolas da sede e zona rural com palestra de mobilização sobre o Combate e Exploração Sexual. O dia 17 foi a culminância do projeto “Faça Bonito” que iniciou às 16h em frente do Creas e finalizou na Praça Aberlado de Alencar.

O evento teve o objetivo de conscientizar e mobilizar a opinião pública em torno do grave problema da violência praticada contra crianças e adolescentes, com ênfase para prevenção e o enfrentamento dos casos de abuso e exploração sexual. “ A intenção foi colher informações acerca da demanda e da estrutura hoje existente no município para seu atendimento, na perspectiva de definir estratégias para o aperfeiçoamento e articular uma rede de proteção aos direitos infanto-juvenis capaz de fazer frente aos desafios e perigos e, que nossas crianças e adolescentes estão cada vez mais expostas em seu dia a dia.” Declarou a secretária de Assistência Social, Maria Adalgisa.

A campanha reuniu centenas de pessoas. “A nossa meta foi alcançada, esteve presente alunos das escolas da sede e zona rural, autoridades do poder público, comerciantes, imprensa e quase todo o segmento da comunidade vieram para prestigiar.” Afirmou a coordenadora da Casa da Família, Fabiane Souza.

O prefeito Demir Barbosa elogiou a ação da secretaria. “Todos os organizadores estão de parabéns pela realização desse grande evento. Temos o dever e a preocupação de proteger os nossos jovens, promovendo ações que mobilizem a sociedade em geral. A campanha mostra um ato de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social juntamente com o Creas, Cras e Conselho Tutelar. Hoje é um dia que vai ficar pra história.” Concluiu.

Na ocasião foi inaugurada a casa de apoio do Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Creas. Os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. “O Creas busca uma construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.” Assegurou o coordenador do Creas, Tiago Portela.

Texto: Diego Souza

Fotos: Rodney Martins/Diego Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*