Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

SANTA MARIA DA VITÓRIA: 7 DE SETEMBRO SERÁ DE PROTESTOS NAS RUAS

Publicado em: 05/9/2013

protestos
Aproxima-se o dia 7 de setembro, e depois de nove anos onde não se ocorria o GRITO DOS EXCLUÍDOS em nossos municípios, uma chama se ascende, o ar se renova.

Percebemos que a exclusão ainda é gigantesca, seja pela negação dos bens necessários ( terra, água, alimentação, trabalho…) ou por diversas formas de preconceito e opressão.

Nacionalmente no ano de 2013 foi e está sendo debatido a JUVENTUDE, e o grito deste ano também vem neste sentido. Falar de um seguimento que sempre é excluído, que sofre com a discriminação geracional.

Pautar juventude é pautar todos os problemas da sociedade e algo a mais, é pautar um segmento que está em processo de escolhas e descobertas, mas que não está numa incubadora, ou seja, tem que respeitar suas escolhas e tem que está presente nos espaços de decisão.

Nossa luta é pela melhoria dos serviços públicos – seja pela saúde humanizada, por uma educação crítica e emancipadora – pelo fim de todo tipo de opressão – seja contra o racismo, o machismo, o preconceito geracional – e pela ampliação da participação do povo – precisamos urgentemente do orçamento participativo, das eleições diretas para diretores/as das escolas municipais, fortalecimento das associações de bairros.

Precisamos de novos rumos e novos horizontes para Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe. Por isso convidamos todos e todas a construir juntos o grito neste ano, e estarmos no dia 7 de Setembro nas ruas da cidade dando um grito de BASTA e buscando o projeto POPULAR.

PS: TEMOS UM PANFLETO PARA SER DEBATIDO NAS ESCOLAS, GRUPOS, PASTORAIS, SINDICATOS, IGREJAS E MOVIMENTOS, QUEM INTERESSAR ENTRAR EM CONTATO PARA QUE POSSAMOS ENTREGAR.

O QUE É O GRITO DOS EXCLUÍDOS?

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.

O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:

Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;

Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;

Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.

As atividades são as mais variadas: atos públicos, romarias, celebrações especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos – e se estendem por todo o território nacional.

Saída da manifestação será na rua do Malvão.

Por Grito dos Excluídos/ Jornal ComércioHoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*