Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



PILÃO ARCADO,CAMPO ALEGRE DE LOURDES E REMANSO TERÃO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Publicado em: 13/10/2013

1375117_693309260679583_1051330713_n

A ordem de serviço para construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) do município de Campo Alegre de Lourdes foi assinada neste sábado (12) pelo governador Jaques Wagner e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz.

Com prazo de conclusão previsto em um ano e meio, as obras contam investimentos de R$ 80 milhões, com recursos garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Prevenção e atenderão 71 localidades de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, incluindo a sede do município.

“Assinada a ordem de serviços, vamos tentar junto à empresa responsável reduzir esse prazo para até o final de 2014, já que esta é a maior obra de infraestrutura da região”, disse Wagner.

Esta é a primeira obra que a Codevasf licita por meio de regime diferenciado de contratação (RDC), que segundo Elmo Vaz, apresenta algumas vantagens. “É um tipo de obra que tem algumas facilidades, onde a empresa contratada tem a obrigação contratual de revisar o projeto, e ao final da obra, fazer a pré-operação durante um período de três meses”.

O sistema integrado tem por finalidade básica o abastecimento da população urbana e das localidades situadas ao longo da adutora principal. A captação de água está localizada no reservatório de Sobradinho, e conduzida por tubulação entre 100-350 milímetros de diâmetro e 371,4 quilômetros de extensão de adutoras até a sede do município de Campo Alegre de Lourdes e demais localidades.

Aos 73 anos, a aposentada Filomena Alves ainda depende da água armazenada em poços artesianos e cisternas para realizar as atividades domésticas. “Nossa esperança é ter a água encanada porque água é vida e sem ela a situação é muito difícil”.

Os sete subsistemas – dois em Pilão Arcado e cinco em Campo Alegre de Lourdes – serão compostos por adutora, elevatória, reservatório, rede de distribuição e ramais, e terão capacidade de atender, com água tratada de qualidade, cerca de 40 mil pessoas, até 2028.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*