Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



PARATINGA: TESTE DO OLHINHO GARANTIDO PARA BEBÊS NO MUNICIPIO

Publicado em: 10/4/2014

 

Foto: #Saúde Teste de olhinho garantido para bebês de Paratinga. Veja a matéria no site. http://goo.gl/FOj7cpO teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível. E o secretário de Saúde de Paratinga, dr. Gilmar Júnior, participou do mutirão do Teste de Olhinho realizado no Hospital Municipal no dia 27 de março. Ao todo, 70 crianças foram examinadas.

 

O teste do olhinho é fácil, não dói, não precisa de colírio e é rápido (de dois a três minutos, apenas). “Uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, tipo uma “lanterninha”, onde é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo”, explica dr. Júnior.

Já quando há alguma alteração, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada. A comparação dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes, como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo.

Este exame foi implantando pela atual gestão. O teste do olhinho é realizado em recém-nascidos antes de receberem atual do hospital. As mães que não tiveram seus bebês examinados podem procurar o Hospital Municipal.

O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*