Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



OESTE:ALGUNS PREFEITOS INVESTEM EM CONCURSOS REGIONAIS DE QUADRILHAS JUNINAS

Publicado em: 05/7/2014

ann

Neste sábado pela manhã, a TV GLOBO NORDESTE  passou um programa especial sobre a disputa de quadrilhas juninas, tendo como campeã uma agremiação do estado de Alagoas.

Assim como a maior TV do Brasil durante anos apenas transmitiu os jogos de futebol carioca,o carnaval carioca com as escolas de samba,Fomula 1 entre outros esportes que eram apenas regionais no estado do Rio de Janeiro e ás vezes, os eventos de São Paulo, as coisas foram modificando e tomando uma dimensão muito maior.

Hoje, os principais carnavais:Pernambuco,Bahia,São Paulo,Minas Gerais e Rio de Janeiro estão sendo transmitidos em rede nacional, assim como a Formula 1 tem agora em suas transmissões a Stock entre outros.Os desfiles das escolas de samba do Rio eram prioridades e hoje os desfiles de São Paulo têm presença na grade nacional.

A Globo Nordeste, assim como a TV Aratú de Salvador(Arraiá do Galinho), já dão prévias de que os concursos de quadrilhas juninas serão a nova audiência em eventos.Os diretores já perceberam que existe um publico crescente com as inovações que estes canais de TVs,assim como o mundo empresarial pode lucrar com isso.

Hoje(sábado)a transmissão dos melhores momentos do festival de quadrilhas da TV Globo Nordeste, deixou claro que esta competição vai entrar naturalmente em sua grade nacional.

Na região oeste, por exemplo, alguns municípios já organizam competições desta natureza como: Barreiras, Buritirama, Riachão das Neves, Ibotirama, Mansidão e Luís Eduardo Magalhães.

Estes prefeitos, já perceberam que organizar concursos de quadrilhas juninas dá um impulso em sua popularidade no tocando ao prestigio junto ao apoio cultural, além de movimentar o município em diversos setores econômicos como: bebidas, hotéis, transportes, alimentação, vestuários etc.

Sendo mais especifico em três municípios: Ibotirama, o prefeito Terence Lessa investe pesado nos concursos de quadrilhas juninas e hoje a Rica Flor é uma referência na região oeste. Segundo Terence a intuito é fazer do município um polo de disputas de quadrilhas estilizadas.

Em Mansidão, o Prefeito Ney Borges não fica atrás e já anunciou que também deve instituir este tipo de disputa. Neste sábado e domingo, por exemplo, já têm disputas de quadrilhas juninas na Praça da Independência, onde também terá a apresentação da quadrilha estilizada, Filomena Forrozera que é uma entidade que se pode copiar para estruturar as outras no município, pois já tem um nome consolidado no oeste. Objetivo de Ney é organizar um regional nos próximos anos.

Em Buritirama, que tem as quadrilhas estilizadas:Filomena Forrozera,Forró Meró,Os Exagerados e Forrorama, que já têm os seus nomes consolidados no oeste e em outros estados. Hoje acontece a grande disputa do Arraiá do Coroné 2014, aonde os torcedores vão afinco e a paixão é maior que torcida de futebol. O Prefeito Arival Viana este ano por exemplo, investiu quase dez vezes mais em relação aos anos anteriores. Investiu pesado na nova estrutura como: Premiação Excelente, arquibancadas para acomodação do público, locação de som profissional de qualidade, bandas musicais de peso com cantores famosos, deslocamento do evento da praça Ayrton Senna para a Praça Principal de Eventos, entre outros.

Resumindo: Como a TV Globo Nordeste está fazendo agora, outros canais devem explorar este tipo de competição,  e na região oeste os prefeitos devem tender a darem este apoio, principalmente em centros tradicionais de São João e São Pedro como:Barra,Morpará,Xique-Xique,Paratinga,Bom da Lapa,Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto.

Lembrando, não é o São João ou São Pedro tradicional que se faz em praça ou escola e sim, uma disputa regional entre as quadrilhas estilizadas de diversas cidades, que além de dar beleza, alegria e geração de emprego e renda, gera muito prestigio e votos para os prefeitos que dão apoio.

Tá a dica aos gestores e invistam neste segmento, incentive a criação de agremiações juninas e coloque sua cidade no roteiro turístico!Imagine o seu municipio recebendo agremiações de diversas cidades não só do oeste,como também de toda Bahia e de outros estados?Imagine a repercussão e a exposição do municipio, pois se for colocar no papel, muitos vão perceber que se gasta com muita coisa desnecessária e sem retorno, ao invés de investir em algo que trará mais beneficios em todos os sentidos, principalmente para o PREFEITO.

Para os grupos, cobrem dos gestores para colocarem no orçamento municipal, dotações orçamentárias especificas para custear o evento e se organizem com a documentação para receber o apoio através de subvenções sociais e participarem de vários editais de cultura que são publicados pelo Governo Estadual e Federal.Até para não ficarem dependendo exclusivamente de prefeitura ou do comercio local.

Existe uma Liga Regional de Quadrilhas Juninas intitulada UNIQJOB com sede em Barreiras.É importante que as pessoas solicitem informações de como montar uma agremiação e as que já existem, procurem fazer parte da liga, pois a união faz a força e a entidade ajuda no que for possível para incrementar todo o processo de documentação.

Para finalizar, posso ter pecado em citar ou não ter citado alguma cidade, assim como ter me equivocado em alguma informação, claro, até porque sou passivo de erros e corrija-me sem problemas; pois a intenção do texto é tocar no assunto para quem sabe movimentar a região.

Por João Néris DRT 4145/BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*