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OBRAS DA FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE-LESTE AVANÇAM NA BAHIA

Publicado em: 18/2/2014

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A construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), uma das maiores obras de infraestrutura e logística em andamento no país, apresenta evolução física avançada em trechos importantes do traçado em território baiano. Conforme o cronograma, as primeiras etapas (lotes 2, 3 e 4) serão entregues no final deste ano. Com a retomada do lote 1 e início das obras nos lotes 5 e 5A ainda este mês, a previsão é de que os trabalhos sejam acelerados para a conclusão no prazo, que vai até 2015. Com 1.527 quilômetros de extensão, a ferrovia vai ligar Figueirópolis, no estado do Tocantins, ao Porto Sul, no município baiano de Ilhéus. A intervenção deve funcionar em 2016 e conta com apoio do Estado e investimentos do governo federal estimados em R$ 6 bilhões. A assinatura dos contratos entre o Ministério dos Transportes e os consórcios construtores, firmada no início do mês, autorizou a retomada nas obras na região de Ilhéus, onde a Fiol se integrará ao Porto Sul. O lote 1 possui 125 quilômetros de extensão e passa ainda pelos municípios de Uruçuca, Aurelino Leal, Gongogi, Ubaitaba e Itagibá. O contrato, no valor de R$ 608 milhões, tem prazo de conclusão de 22 meses. Também foi liberado o início das obras nos lotes 5 (Guanambi/Bom Jesus da Lapa) e 5A, que correspondem à construção da ponte sobre o Rio São Francisco, a maior passagem ferroviária do Brasil, com três quilômetros de extensão. No total, o lote tem 162 quilômetros e cortará as cidades de Caetité, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa. O valor do contrato é de R$ 850 milhões, com vigência de 24 meses.BN

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