Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !





MORPARÁ:PROGRESSO QUE SURGE DO SONHO DE SEU POVO

Publicado em: 14/9/2013

thumbs.php
Morpará, 720 km de Salvador, é o município baiano onde o Rio Paramirim se encontra com o Rio São Francisco. Em 2012 elegeu para prefeita, Ednalva Pereira de Almeida. Ela diz que a sua eleição se deu pelo morparaense acreditar em seu projeto político e, que esta confiança que lhe depositaram criou nela uma postura que se traduz nas ações que já realizou neste primeiro semestre e, lhe dar forças e coragem para prosseguir trabalhando em seu mandato.

“Dificuldades o município tem e são muitas”, argumenta a prefeita, mas Ednalva avalia que a postura de sua administração é conduzir o município com simplicidade ao progresso, oferecendo a cada cidadão ações que supram suas necessidades. Na educação, a prefeita tornou possível o sonho de ler e escrever de muitos morparaenses uma realidade com o programa de alfabetização para adultos TOPA. “Esta é uma situação de socializar através um investimento que conduz o cidadão para elevação do bem estar e cidadania”, define a prefeita.

Os investimentos em educação compreende também a melhoria do transporte escolar com aquisição de novos ônibus, a melhoria de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar. A contratação de uma nutricionista acompanha o processo da produção da merenda e construção de um cardápio que oferece os nutrientes necessários aos alunos. Edinalva também iniciou reformas nas Unidades Escolar e fez convênio com a Universidade do Sertão que de forma presencial nos fins de semana oferece os cursos de Pedagogia e Administração.

Na saúde Edinalva apresenta as dificuldades que o município tem e afirma que sua iniciativa inicial foi elaborar um projeto de governo que oferecesse aos cidadãos componentes que os ajudem a enfrentar estas dificuldades. Uma Unidade do Samu passou a funcionar a partir deste ano no município. A zona rural dispõe de um serviço de transporte pago pela prefeitura a quem necessita ser transportado para a cidade para receber atendimento médico.

A iniciativa na saúde também possibilitou à população carente ter acesso a medicamentos da farmácia básica. A prefeita apresenta algumas necessidades e busca apoio do governo para a aquisição de uma ambulância e aparelhamento do hospital local.

Na zona rural castigada pela seca os investimentos foram no sentido de recuperar as estradas vicinais, fazer o recadastramento das famílias atingidas pela seca, os projetos do governo. Pensando em emprego e renda das mulheres morparaense, a conferência de Assistência Social foi um primeiro passo no município para a criação de um projeto que venha a criar nas comunidades carentes condições para a população produzir e comercializar objetos artesanais.

Edinalva acredita que é possível tornar o sonho do seu povo em ações que tragam progresso para o município e afirma. “Quero apresentar aquilo que temos feito, mas também dizer que precisamos dos órgãos do governo para ajudar a construir uma Morpará melhor”, conclui.

Fonte: Morpara.com informações ascom UPB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*