Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









Merial alerta para câncer em pets

Publicado em: 02/12/2016

tratamentovet

A Merial Saúde Animal alerta que, assim como as pessoas, cães e gatos também podem desenvolver câncer. As causas podem estar associadas a fatores externos ou internos ao organismo do animal, sendo mais frequente em cães idosos.

Há vários tipos de câncer que acometem os pets e, dentre eles, podemos destacar o câncer de mama, pele e linfoma. O médico veterinário e Gerente Técnico de Animais de Companhia da Merial, Jaime Dias, alerta que os sintomas iniciais podem acabar passando despercebidos. “É preciso ficar atento ao aparecimento de nódulos ou a qualquer mudança no comportamento do animal e criar o hábito de consultar um médico veterinário regularmente”, recomenda Dias.

O câncer de mama ocorre com frequência nos pets, sendo caracterizado por nódulos nas glândulas mamárias, podendo algumas vezes, ser acompanhado da presença de secreção. O aparecimento deste câncer está relacionado a alterações nos níveis de  hormônios femininos, como o estrógeno e a progesterona. Jaime Dias explica que a castração é a melhor forma de prevenir a doença. “A castração antes do primeiro cio reduz drasticamente as chances da fêmea desenvolver o câncer”, diz.

O câncer de pele também exige atenção. Nesse caso, o animal poderá apresentar nódulos, vermelhidão, feridas, coceira e/ou perda de pelo. O diagnóstico pode ser realizado através de exame citológico ou histopatológico.

O linfoma é um tumor maligno com alto potencial metastático. Existem vários tipos de linfoma, que podem acometer diferentes órgãos. “O diagnóstico precoce associado ao tratamento adequado, podendo incluir cirurgia, quimioterapia e/ou o uso de outros fármacos, dependendo do tipo de câncer, poderão aumentar a qualidade e expectativa de vida do animal, explica o médico veterinário”.

A Merial possui em seu portfólio o anti-inflamatório não-esteroidal a base de firocoxib, princípio ativo responsável por inibir a atividade da enzima COX-2; presente nos processos inflamatórios e também em alguns tipos de câncer. O uso do medicamento, segundo estudos científicos, pode minimizar os sintomas da doença e evitar que o câncer se espalhe. Vale reforçar que o médico veterinário é o único profissional apto a realizar o diagnóstico e, fazer a prescrição de medicamentos e quimioterápicos, além de procedimentos que deverão ser realizados no animal acometido.

Sobre a Merial

Merial é uma empresa líder mundial, voltada à inovação em saúde animal, que fornece uma extensa gama de produtos para prevenção de doenças e cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais. A Merial conta com três principais áreas de negócios: animais de estimação, animais de produção e saúde pública veterinária. As soluções da empresa atuam sobre mais de 200 doenças que acometem uma grande variedade de espécies animais. A Merial emprega 6.900 pessoas e opera em mais de 150 países em todo o mundo, com vendas superiores a € 2,5 bilhões, em 2015. A Merial é uma empresa Sanofi. Mais informações acesse: www.merial.com.br, Facebook.com/merialpets e Instagram.com/merialbrasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*