Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

MENDONÇA FILHO CRITICA CRIAÇÃO DE ÓRGÃO DE DEFESA DA DEMOCRACIA ENQUANTO LULA TENTA ATRAIR UNIÃO BRASIL

Publicado em: 06/1/2023

O ex-ministro da Educação do governo Michel Temer, Mendonça Bezerra Filho (União) usou seu perfil nas redes sociais nesta sexta-feira (6) para criticar a criação da Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, instância subordinada à Advocacia Geral da União (AGU), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

“O Governo Lula começou com arroubos autoritários. A criação da Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, vinculada a AGU, nada mais é do que uma tentativa de controle de opinião pelo Executivo. Uma aberração”, escreveu o político, eleito deputado federal por Pernambuco e membro do grupo aliado ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União).

 

Para ele, o órgão – justificado pela própria gestão como uma ferramenta de combate à desinformação, uma vez que o ordenamento jurídico brasileiro não prevê tal conceito – seria uma maneira de instrumentalizar uma regulação das opiniões e da liberdade de expressão.

 

“Não é papel da AGU dizer o que é verdade, ou não, na manifestação de qualquer cidadão”, argumentou Mendonça Filho. “Não se pode usar o combate notícias falsas e desinformação sobre políticas públicas como desculpa para calar a boca do brasileiro”, finalizou, prometendo agir naa Câmara dos Deputados como “um ferrenho defensor das liberdades, em especial a de expressão”.

 

As críticas acontecem num contexto em que Lula busca aproximação com o União Brasil, a fim de garantir uma maior governabilidade dentro do Congresso Nacional. Durante a montagem da sua gestão, o chefe do Executivo entregou a integrantes da legenda dois dos seus ministérios, o do Turismo (Daniela de Waguinho) e o das Comunicações (Juscelino Filho).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*