Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



LUIS EDUARDO:PREFEITURA REALIZA AÇÕES DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Publicado em: 15/1/2014

fg
Fonte: PM / LEM

A prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária (SEMA), recuperou mais seis hectares de áreas degradadas em Áreas de Preservação Permanente (APP) na Fazenda Kelly, nos dias 03 e 09 deste mês, próximo a Comunidade do Novo Paraná. O método implantado foi a Muvuca, que consiste no Plantio Mecanizado com sementes de espécies vegetais nativas do Cerrado.

A atividade é continuidade da Campanha Luís Eduardo Magalhães APP 100% Legal, que tem como objetivo conservar o Cerrado do oeste baiano, estimular e gerar renda para a população da zona rural. As sementes utilizadas no plantio destes seis hectares foram coletadas durante todo o ano de 2013 pelas comunidades do Assentamento Rio de Ondas, Vila II e IV, Emburana, Galhinhos e Muriçoca.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Fernanda Aguiar, “desde 2011 já foram restaurados seis hectares e este ano, mais seis. Nossa meta em 2014 é atingir dez hectares de plantio de Muvuca”, explica. Em relação a outros métodos de recuperação de área degradada, o plantio de sementes nativas, possui um menor custo de implantação, além de uma maior eficácia em relação ao plantio de mudas.

Esta maneira de restauro vegetal, além de inovadora é uma técnica pioneira na região oeste da Bahia. A técnica da Muvuca trabalha questões socioambientais. Os moradores das comunidades formaram uma Rede de Coletores de Sementes, estimulando a geração de renda. Mais de duas toneladas de sementes de espécies nativas já foram coletadas, destinadas à produção de mudas e semeadura direta em ações de restauração ecológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*