Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

JOVEM DE LUIS EDURDO MAGALHÃES EMBARCA PARA ESTUDAR MEDICINA NA RÚSSIA

Publicado em: 21/7/2016

Juliana 2 Juliana Botion Pavezi

Jovens como a estudante de Luís Eduardo Magalhães (BA), Juliana Pavezi, deixam suas cidades, todos os meses, para perseguir o sonho do diploma estrangeiro

 

Intercâmbio estudantil segue em alta e Rússia passa a ser um dos destinos preferidos

Com a crise instalada no país, alguns estudantes universitários se beneficiam do momento para enfrentar o desafio de estudar em outros países, entre os quais a Rússia. A região é escolha certeira para os alunos que buscam o diploma do curso de medicina, já que possui uma das melhores universidades da Rússia na área, a Médica Estatal de Kursk, única no ensino totalmente em inglês. No processo de Revalida, 80% de seus alunos que voltam ao Brasil passam na primeira tentativa.

Quem está correndo atrás desse objetivo é a baiana, Juliana Botion Pavezi, 19, que segue para a universidade europeia em agosto. A aluna foi aprovada no processo seletivo realizado pela Aliança Russa, representante oficial das universidades russas no Brasil, que consiste na checagem de documentos e entrevistas. Caso o aluno não tenha conhecimento da língua inglesa, na qual o curso é lecionado, é preciso passar pela faculdade preparatória.

Residente de Luís Eduardo Magalhães (BA), Juliana sempre quis cursar medicina. “Ainda no ensino fundamental, meus principais interesses eram biologia e química. Por isso, acredito que fui me apegando à ideia do curso”, diz a estudante. “Resolvi cursar na Rússia pela qualidade e bagagem que iria adquirir morando em outro país, aprendendo outro idioma e uma nova cultura”, completa.

Ter que morar longe dos familiares, no entanto, não foi algo facilmente aceito pelos pais. “Eles pesquisaram e se informaram muito sobre, entraram em contato com vários órgãos e depois de muito trabalho aceitaram e me apoiaram a seguir meu sonho”, explica. As expectativas por morar fora são grandes. “Estou ansiosa e acho que vai ser muito interessante viver em outro país, principalmente sendo ele mais desenvolvido”, afirma.

Juliana não pretende voltar muito cedo ao Brasil, já que quer seguir carreira na Rússia ao término do curso. “Ao me formar, pretendo ainda fazer especializações no exterior e posteriormente voltar ao Brasil”, diz.

 

Baixo custo

Mesmo com a conversão do dólar, cursar medicina na Rússia ainda é um ótimo investimento. Isso porque o governo russo subsidia os alunos estrangeiros que vão para o país estudar, o que diminui consideravelmente o custo do curso. O semestre lá sai por US$ 3100, incluindo hospedagem e seguro médico. Valor muito inferior ao cobrado no Brasil.

 

Estudo reconhecido

A Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, no recolhimento da documentação necessária para permanência legal do estudante na Rússia, na obtenção da vaga, inscrição na universidade e na assessoria durante a viagem até a chegada ao seu local de destino.

Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. No processo de Revalida, 80% dos alunos da Universidade Médica Estatal de Kursk passam de primeira. Desde 2010, o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa, do qual a Rússia faz parte, passou a valer conforme o Tratado de Bolonha. Seu objetivo é facilitar a mobilidade dos estudantes e profissionais do ensino superior da Europa.

Serviço:

Aliança Russa de Ensino Superior

Edif. Prime Office Park

Rua Adib Auada, 35, Sala 113-B

Granja Vianna – Cotia / SP

CEP: 06710-700

Telefone: (11) 4551-3836

www.aliancarussa.com.br

Mais informações:

Linhas Comunicação

www.linhascomunicacao.com.br

Tel: (11) 3465-5888

Tayane Scott /tayane@linhascomunicacao.com.br

Eric Reale Finger / eric@linhascomunicacao.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*