Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

IBOTIRAMA:PREFEITURA ESCLARECE AS RAZÕES DE SE FAZER A PODA DAS ÁRVORES

Publicado em: 05/9/2014

10624769_653342578097697_6163589780149942794_n

NOTA DE ESCLARECIMENTO!

 

A prefeitura de Ibotirama informa a toda população que os serviços de poda que vem sendo realizados pela secretaria municipal de meio ambiente são necessários para a boa manutenção do espaço urbano. Os critérios adotados baseiam-se na condição física e localização da árvore.

 

Em virtude de comentários infundados publicados nas redes sociais no que se refere a poda de árvores nas vias públicas, queremos deixar claro, que algumas poucas foram submetidas a podas drásticas em função de necessidades específicas detectadas por profissionais da área (técnicos ambientalistas e engenheiro agrônomo) em defesa da saúde das mesmas, que apresentavam sintomas de doenças, pragas e parasitas.

 

Cabe a todo e qualquer cidadão expressar a sua opinião em relação aos serviços públicos, desde que o faça de forma responsável e coerente. Taxar profissionais qualificados de “pela paus” é, no mínimo um desrespeito aos pais de família que exercem um trabalho digno e que não merecem, por tanto, serem discriminados de forma leviana.

 

A execução do serviço é realizada mediante avaliação prévia e necessidades eventuais observando modalidades como:

 

Poda de formação: conferir uma forma adequada à árvore durante seu desenvolvimento;

 

Poda de limpeza: eliminar ramos doentes, praguejados ou danificados;

 

Poda de emergência: retirar galhos que colocam em risco a segurança das pessoas ou comprometam a rede elétrica;

 

Poda de adequação: adequar o desenvolvimento da árvore aos espaços, edificações ou equipamentos urbanos.

 

A poda dimensionada favorece a iluminação pública e consequentemente diminui a sensação de insegurança.

 

Após a devida avaliação, exemplares cujas raízes ameaçam a estrutura subterrânea de imóveis ou a rede de água e esgoto (ficus); espécies inadequadas ao local em que foram plantadas ou que apresentem doenças que comprometam sua estrutura estão sendo suprimidas e serão posteriormente substituídas por novas espécies recomendadas.

 

A arborização proporciona benefícios ambientais como a diminuição da poluição e maior permeabilidade do solo que são essenciais à qualidade de vida. E para usufruir dessas vantagens, é necessário manter as árvores bem cuidadas e tratadas. Por isso, a Prefeitura Municipal de Ibotirama, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente produziu, nos últimos doze meses, 50 mil mudas de espécies frutíferas e ornamentais que foram plantadas na sede e na zona rural do município. Além disso, a prefeitura mantém equipes de profissionais qualificados que realizam o trabalho constante de poda em toda a cidade.

 

O Município reitera seu compromisso com a causa ambiental e se coloca à disposição para demais esclarecimentos através do telefone (77) 3698-1512.

 

 

 

Atenciosamente,

 

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*