Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

IBOTIRAMA:PREFEITO ANUNCIA FESTA,FAZ RESSALVAS E QUER INTEGRAÇÃO COM OUTROS MUNICIPIOS

Publicado em: 24/4/2013

201304232339461

O Prefeito de Ibotirama Terence Lessa(PT)concedeu uma entrevista ao site O Diário da Bahia e falou sobre os primeiros 100 dias de sua gestão a frente do executivo municipal.

Entre vários assuntos abordados, Terence fala sobre os festejos municipais e a necessidade de integração com outros municipios em vários setores, para fazer uma região forte.

O Jornal Correio do Oeste extrai agora, algumas perguntas com as devidas respostas para que os leitores possam acompanhar e fazer a sua análise.

Prefeito, nesse primeiro momento, quais as principais medidas que o senhor tem tomado visando encarar essa crise atual que os municípios vêm enfrentando?

TERENCE LESSA: Para enfrentar essa crise que todos estão vendo, tivemos em primeiro que montar uma equipe extremamente qualificada, com isso organizamos as contas públicas, fizemos ajustes fiscais necessários, resolvemos problemas terríveis ligados ao serviço público, temos tentado recuperar a credibilidade do nosso município junto aos fornecedores e funcionalismo, trabalhamos as questões do FGTS e do INSS, a dívida da Prefeitura, estamos procurando adequar o custo da folha dentro dos limites constitucionais, ampliamos a nossa receita própria e com isso está sendo possível realizar um grande número de obras em todo o município. E tudo isso dentro da ótica de um planejamento bastante equilibrado, onde não gastando mais do que se arrecada no município.

Recentemente, a imprensa noticiou o sequestro de receitas do FPM na ordem de quase R$ 400.000,00(Quatrocentos mil reais) pela Secretaria da Receita Federal, tudo devido às dívidas que não vinham sendo pagas pelas administrações anteriores, quais foram os prejuízos para a sua gestão, já que foram todos pegos de surpresa?

TERENCE LESSA: Realmente esse foi um golpe duro que não estávamos esperando, no entanto temos trabalhado com os pés no chão e sempre com planejamento, e foi por isso que não tivemos prejuízos ainda maiores. Lógico que uma ação como essa em que foram levados quase R$ 400.000,00(quatrocentos mil reais) sempre traz problemas, porém as consequências disso puderam ser amenizadas graças ao belíssimo trabalho da nossa equipe. Para enfrentar essa situação, tivemos que realizar algumas mudanças, como adiar o início de algumas obras, dentre outras.

Porém continuaremos priorizando o pagamento em dia da nossa folha de pessoal, bem como os nossos compromissos fundamentais. Em função do planejamento realizado pela nossa gestão, hoje posso dizer que estamos tendo condições de enfrentar de cabeça erguida, situações difíceis e bastante desagradáveis como essas.

Prefeito, muitos políticos, lideranças empresariais e comunitárias costumam defender uma proposição de que os municípios desta microrregião (Ibotirama, Brejinhos, Paratinga, Muquém do São Francisco, Morpará, Brotas, Barra e Buritirama), deveriam se organizar para construírem projetos em comum. Como o senhor vê essa ideia na prática?

TERENCE LESSA: Acho essa ideia extremamente interessante, temos disposição nesse sentido e acredito que os problemas em comum que todos temos enfrentado, possam até favorecer essa integração entre os municípios da nossa Microrregião. Existem algumas questões que podem e precisam ser trabalhadas em comum, como o lixo, a área cultural, entre outras. Creio que existem condições, e nós temos boa vontade e interesse para que elas aconteçam, pois existe uma pequena distância entre os nossos municípios que tem se tornado cada vez menor e vai chegar um momento em que teremos na realidade de trabalhar com projetos semelhantes. Sabemos que muitas vezes fazemos parte de agremiações partidárias diferentes, porém temos que ter a grandeza e o espírito republicano para entender que o período eleitoral já passou e que os interesses da população devem estar acima dos interesses políticos ou partidários.

No ano passado os tradicionais festejos comemorativos da cidade foram cancelados, o que causou bastante polêmica. Diante da crise em que todos os municípios vêm passando, o senhor pretende também cancelar os festejos deste ano?

TERENCE LESSA: Foi bom ter levantado aqui essa questão. Pois bem, como você mesmo disse ano passado os festejos foram cancelados, sendo assim não poderíamos deixar o nosso povo mais um ano sem poder desfrutar das nossas tradicionais festas. Quero aproveitar esse espaço para dizer que teremos sim todos os festejos da semana da cidade, bem como faremos também os juninos. Porém temos que respeitar e entender o momento atual do nosso município que é bastante difícil. Realizaremos todos os festejos e para isso já coloquei toda a nossa equipe em ação, visando otimizar custos, e elaborar projetos que possam capitalizar recursos e assim não onerarmos tanto o nosso município. Teremos os festivais de música e poesia, teremos campeonatos de várias modalidades esportivas, teremos a micareta com os blocos particulares com formatos e horários a serem todos regulamentos pelo município e ofereceremos uma estrutura adequada nas ruas e avenidas para poder atender bem ao nosso povo, bem como aos nossos turistas. Porém no que se refere aos blocos particulares a nossa ajuda irá ser apenas em relação à esses aspectos, pois não será de maneira nenhuma investido dinheiro público nos mesmos. Quero aqui informar que o próprio município irá contratar as atrações que irão se apresentar durante os três dias do Ibotifolia no palco de eventos do município de graça e aberto ao público em geral.

Então, pelo que o senhor está informando, o formato da festa irá sofrer mudanças importantes. Pois teremos grandes atrações que irão se apresentar de maneira aberta ao público?

TERENCE LESSA: Isso mesmo, fui eleito pelo povo e é minha obrigação zelar pelos interesses coletivos do povo de Ibotirama, desse modo, nada mais justo que aplicarmos o dinheiro público de forma que o mesmo seja revestido em benefícios à população. Não posso colocar o dinheiro dos nossos contribuintes dentro de um bloco particular e depois esse mesmo contribuinte ainda ter que pagar para participar do mesmo. Sem contar que muitas pessoas humildes que pagam seus impostos em dia, sequer terão condições de adquirir um abadá e participarem dos blocos carnavalescos.

Gostaríamos que deixasse uma mensagem ao povo ibotiramense.

TERENCE LESSA: Obrigado pelo espaço. Quero dizer aos meus amigos e as minhas amigas ibotiramenses que estamos muito confiantes em fazer de Ibotirama uma cidade referência nessa região.

Sabemos que o nosso desafio é enorme, porém confio muito no trabalho de toda essa equipe que vem trabalhando de uma forma intensa, todos os dias para fazer do nosso município um verdadeiro polo social e econômico.

E muito Obrigado também ao apoio de todo o povo ibotiramense que tem confiado na gente e nos dado o apoio necessário, é muito gratificante poder sair às ruas e sentir esse reconhecimento do povo em razão do nosso trabalho. Muito obrigado mesmo, de coração, a todos. Um grande abraço e até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*