Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



IBOTIRAMA: UNIVERSITÁRIOS PERCORREM DIARIAMENTE 210 KM PARA TER ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Publicado em: 07/11/2013

220131106080509

Por Elisângela Rosa/Jornal Nova Fronteira
A vida acadêmica de 27 alunos universitários de Ibotirama, município localizado às margens do rio São Francisco, Oeste da Bahia, é um verdadeiro exemplo de força de vontade e persistência para conseguir ter acesso a graduação nas entidades de Ensino Superior na cidade de Barreiras, distante 210 Km de Ibotirama.

Com mais de 25 mil habitantes, a cidade ainda não tem uma entidade de Ensino Superior Presencial, mesmo assim, isso não foi empecilho para que alguns alunos deixassem de procurar sua graduação e o sonho de se formar.

Um dia de estudo desses 27 acadêmicos começa assim: eles saem de Ibotirama às 16h, onde percorrem 210 KM até as faculdades em Barreiras, assistem as aulas até as 22h30 e depois retornam para Ibotirama, chegando no destino final por volta da 01h da madrugada, enfrentando os perigos que a BR 242 oferece.

Segundo eles, o transporte é oferecido pela Prefeitura, mas são os alunos que pagam o combustível. No final do mês a conta chega a aproximadamente R$ 160,00 para cada aluno. Vários ibotiramenses passaram pelo mesmo martírio e se formaram fazendo esse mesmo trajeto, entre eles o atual prefeito Terence Lessa, que fez duas graduações e uma pós-graduação percorrendo diariamente o trajeto entre Ibotirama e Barreiras.

Os moradores da microrregião de Ibotirama lamentam que os políticos eleitos com os votos dos ibotiramenses não tenham escolhido a cidade para ser uma das sedes da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). “A implantação de um
Campus
da Ufob na cidade beneficiaria além dos moradores de Ibotirama, alunos de municípios vizinhos como Oliveira dos Brejinhos, Brotas de Macaúbas, Ipupiara, Muquém do São Francisco, Morpará, Sítio do Mato, Brejolândia, Tabocas do Brejo Velho, Paratinga, entre outros.

“O esforço destes alunos é muito grande e merece a vitória, ao mesmo tempo parabenizar o Senhor Manoel Santana- Inspetor do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia-14a Inspetoria de Ibotirama, que foi o primeiro guerreiro á enfrentar esta batalha para concluir o seu nível superior.Naquela época não tinha estes veículos alternativos e o mesmo viajava de ônibus diariamente, saindo de Ibotirama para Barreiras.

Era chamado de sonho de louco, porém a sua luta serviu de inspiração para muitos, além claro, do poder público municipal se preocupar em apoiar os alunos desafiantes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*