Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

IBOTIRAMA: PREFEITURA ENFRENTA DIFICULDADE FINANCEIRA, MAS SEGUE TRABALHANDO

Publicado em: 15/4/2013

Logo-Prefeitura
A Primeira Parcela do repasse do fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi debitado pela Secretaria da Receita Federal Federal no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do Tesouro Nacional por determinação da Justiça para pagar dívidas antigas herdadas pelas gestões passadas em Ibotirama.

Os débitos autorizados por lei ante a inadimplência das gestões passadas municípios junto ao governo federal e suas autarquias.

Entre os principais débitos que geram bloqueio do recurso estão aqueles relacionados, ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), irregularidades ou descumprimento de determinações do Tribunal de Contas e dívidas previdenciárias.

Várias Prefeituras que se encontram na mesma situação já estão anunciando a possibilidade de demissão em massa por conta do estouro nos cofres municipais, pois segundo os mesmos, a persistir essa situação não teria como sustentar o custeio com pagamentos de pessoal.

Vários prefeitos reclamam ainda que o bloqueio para saldar uma determinada dívida acaba avolumando o débito de outras contas que o município precisa pagar.

“Está muito difícil administrar o município na situação que se encontra. Temos que pagar os precatórios, pagar o parcelamento que fizemos da dívida e a dívida corrente com i INSS, não podemos mexer nas contas da saúde e nem da educação, mas ao mesmo tempo têm uma série de outras dívidas que o município tem, o bloqueio para pagar uma dívida aqui, pode gerar falta de dinheiro para cumprir com outras obrigações. Com isso a gente tem que fazer mágica pra tentar manter os pagamentos em dia e os serviços públicos em funcionamento”, advertiu Terence Lessa, prefeito de Ibotirama, que teve subitamente debitado no último dia 10 de abril da conta da prefeitura recursos do PFM na ordem de quase 400 mil reais.

Apesar dos transtornos e inúmeras dificuldades que o município de Ibotirama tem enfrentado até aqui o Prefeito não se desanima e busca juntamente com a sua competente equipe governo soluções para todos os problemas.

Ao contrário do que vem ocorrendo em inúmeros municípios da região, que por conta dos bloqueios e débitos efetuados pela Receita Federal estão atrasando salários dos funcionários e paralisando praticamente todos os serviços no município, Terence já avisou que não pretende seguir na mesma linha e seguirá pagando os salários dos funcionários em dia e seguirá trabalhando em todo município e que dentro em breve espera tirar o município desta situação.

Fonte:RNC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*