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IBOTIRAMA: OI VELOX GERA INSATISFAÇÃO

Publicado em: 16/12/2016

velox

Clientes de Oi Velox, a banda larga oferecida pela Oi, estão altamente insatisfeitos com o serviço.

A Oi, uma das piores operadoras do país, segundo levantamentos divulgados pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, é também campeã de reclamações no Procon e sites como o Reclame Aqui.

Em Ibotirama, os usuários da banda larga (Oi Velox) enfrentam problemas com a conexão há quase um mês. De acordo com informações de clientes, o problema se agravou após uma manutenção técnica realizada pela empresa entre os dias 25 e 27 de novembro, quando o serviço foi interrompido por mais de 48 horas. A partir desta data, a velocidade caiu drasticamente. No pacote de 1Mb, por exemplo, a velocidade não ultrapassa 0,2Mb (200kbps).

Entre as 00h00 e às 07h00, a velocidade chega à 900Kbps(0,9Mb), o que constata que o problema não está nos terminais dos clientes, ou seja, nas residências. A partir do horário comercial, quando muitos clientes passam a utilizar a rede, a velocidade volta a cair. De acordo com a regulação da Anatel, as operadoras são obrigadas a fornecer, no mínimo 80% da velocidade contratada, o que na prática não vem ocorrendo na cidade de Ibotirama. Fato curioso, é que os provedores locais, que também adquirem pacote de dados da mesma operadora (a Oi), conseguem vender planos de até 15Mb.

A operadora não admite oficialmente a precariedade no serviço oferecido, mas o que se sabe é que a falha está sendo causada por equipamentos danificados no município vizinho de Paratinga. Os técnicos informam que estão aguardando a chegada de “uma peça”, mas não dão prazo para normalização do serviço.

A Oi aparece no ranking das piores empresas do ramo já há vários anos, mas até hoje não teve sua licença suspensa ou revogada pela Anatel.

Na classificação pelo cumprimento de metas, divulgada pela Anatel, a oi é a última colocada. Na Bahia, por exemplo, a Oi só atingiu pouco mais que 12% das metas estabelecidas. Quando o assunto é banda larga fixa, a nota alcançada pela operadora na satisfação geral foi apenas 5,2 (numa escala de 0 a 10), mas a oi também obteve avaliação insatisfatória em todos os demais setores das telecomunicações.

Para os clientes, resta acumular dezenas de protocolos de atendimento e reclamações junto à operadora e à Anatel. Aliás, a Agência não consegue exercer com eficácia seu papel de reguladora, uma vez que reitera as reclamações protocoladas, o que ajuda a “empurrar o problema com a barriga”. Nesses casos, os descontos por interrupção não passam de centavos nos exorbitantes valores cobrados. É importante ressaltar ainda que a Operadora fere o Art. 39 do CDC – Código de Defesa do Consumidor, quando obriga seus clientes a contratarem fixo e velox num mesmo pacote. Assim, muitos clientes acumulam prejuízos, uma vez que a Internet é ferramenta indispensável para tocarem seus negócios.

Por Franciel Mineiro

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