Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

IBOTIRAMA: IBAMA FAZ FISCALIZAÇÃO NAS PEIXARIAS DA CIDADE

Publicado em: 04/4/2013

Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), comandada pelo Diretor Executivo da Unidade de Barreiras Eduardo Soares, composta por 5 fiscais chega a Ibotirama na manhã desta quinta – feira (04), no intuito de fiscalizar todos as peixarias da cidade, bem com fazer um trabalho de fiscalização nas lagoas do município.

De acordo com Eduardo Soares, diretor da Operação Rios Federais nesta região, a ação está sendo feito em todo Território Nacional e tem como objetivo proteger o período de defeso das lagoas marginais, local caracterizado como berçários dos alevino, que diferentemente do período de defeso do Rio que é até 28 de fevereiro, este se estende até 30 de abril.

Na operação também serão fiscalizadas todas as peixarias afim de certificarem se os mesmos não estão comercializando peixes com tamanhos inferiores aos que são permitidos por lei.

Eduardo resalta ainda que são averiguadas as redes encontradas nos estabelecimentos, no rio e nas lagoas para verificarem se as malhas utilizadas estão dentro do padrão de tamanho exigido. “Todo esse cuidado na fiscalização tem o objetivo de proteger o ciclo natural dos peixes, para que estes só sejam pegos e comercializados quando estiverem realmente com o tamanho ideal”. ressalta Eduardo.

Até o momento da entrevista, não havia sido encontrada nenhuma irregularidade nos estabelecimentos visitados, porém a equipe do IBAMA que já esteve em Barra, Buritirama e Morpará, ainda faria o trabalho de fiscalização nas lagoas marginais no município de Ibotirama.

Eduardo alerta ainda que os comerciantes e ou pescadores que forem autuados por alguma irregularidade, responderá tanto administrativa, quanto penalmente, além de serem multados. Nesta operação que começou no início da semana já foram apreendidos mais de 5.000m de rede nos outros municípios.

Fonte:Interativo NewsOPERAO~2

OPERAO~1/ Fotos: Cleiton Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*