Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









GESTÃO MUNICIPAL PARA RESULTADOS, UM MODELO PARA BARREIRAS

Publicado em: 20/2/2017

Por Maglon Ribeiro

Mais de 45% dos municípios iniciaram uma nova gestão, com a posse de novos prefeitos este ano; como é o caso de Barreiras. Implementar uma nova forma de governar é o que se espera no início de governo, supondo que o novo gestor tem o seu planejamento e modelo de gestão, que tornarão efetivos seus compromissos e propostas de campanha. Como não existe planejamento rígido e ou uniforme, ainda há tempo para, tecnicamente dá algumas sugestões para o nosso prefeito.

Apresentando o cenário de uma cidade que cresceu de forma desordenada, a cidade de Barreiras requer elevado investimento em infraestrutura básica, como ponto principal. Com baixa receita própria para um município do porte que é, cidade polo da região Oeste da Bahia ,a princípio faz-se necessário a redução do custeio da máquina, sobretudo no tocante a folha de pagamento e outras medidas proveniente de um choque de gestão, que deve ter entre os seus principais objetivos promover o equilíbrio fiscal, alcançado a efetividade do orçamento como instrumento de gestão, a partir de um esforço de arrecadação e da melhoria da qualidade do gasto público, e consequente aumento do nível de investimento do município.

Barreiras para resultados seria alinhar medidas como essas com um programa de gestão para resultados (GpR), ideal para o nosso município depois de tantas iniciativas frustradas em modelos tradicionais de administração, os quais o município foi submetido nos últimos anos.

Diante do histórico de problemas e entraves que Barreiras trás na execução de obras públicas, a implementação da ferramenta Gestão Pública para Resultados na Administração Municipal possibilitará uma gestão mais eficiente, com clara definição das metas da Prefeitura. Além disso, permitirá o alinhamento da agenda da Prefeitura e dos resultados previamente estabelecidos com as ações dos colaboradores (servidores municipais como empreendedores públicos), onde a responsabilidade do dirigente é vinculada aos resultados perseguidos. Barreiras precisa de um modelo inovador que traduza uma cultura voltada para resultados, estimulando, valorizando e destacando recursos humanos, dirigentes e Unidades Administrativas que cumpram suas metas e atinjam os resultados pactuados.

O resultado de um projeto dessa natureza implica em definir um gerente de projeto ou operacional para cumprir com metas alinhadas às estratégias de governo estabelecidas e melhorar o direcionamento de recursos e de esforços na solução dos entraves que venham a dificultar o alcance dos resultados.

Estruturar uma gestão por resultados efetiva no governo de Barreiras talvez seja a solução para dinamizar os projetos que a cidade precisa. Planejar os resultados da gestão, através de intervenções para mudança na realidade da cidade, é o que realmente precisa ser planejado. A ênfase desse modelo está basicamente nos resultados, em resposta efetiva às demandas politicamente desejáveis, com prioridades coletivas e que requeiram mudanças sociais (resultados) que modifiquem certos aspectos do conjunto da sociedade barreirense, e, não nos processos e procedimentos.

O ponto de partida seria montar um Escritório de Projetos com a finalidade de pensar a cidade nos níveis operacional, tático e estratégico e, especificamente gerenciar os projetos estruturantes. Isto traduz, sem dúvida, o grande diferencial do modelo. Concentrar o planejamento e desenvolvimento urbano do município numa equipe técnica, que faça um estudo prévio de cada projeto que será executado, dando ao prefeito elementos sustentadores como o escopo de cada projeto, orçamento, cronograma de execução e direcionamento gerencial por meio de acordo de resultados.

 

Trata se de um modelo simples, gerencial e inovador com estruturas temporárias e dinâmicas que elimina entraves, integra as várias unidades administrativas da prefeitura e faz a gestão evoluir estrategicamente. Vale como sugestão técnica que deve ser apreciada com carinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*