Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









FORMOSA DO RIO PRETO: ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE SE ALIAM PARA QUE SERVIÇOS ASSISTENCIAIS SEJAM GARANTIDOS ÀS FAMÍLIAS EM VULNERABILIDADE

Publicado em: 22/2/2017

 

 

 

 

 

 

O primeiro encontro do programa de capacitação e atualização em Saúde para os agentes comunitários de saúde contou também com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social de Formosa do Rio Preto. No cronograma foram debatidos temas como febre amarela, malária, dengue, zika, chikungunya e Bolsa Família.
Espaço que permitiu um contato direto entre as áreas de Saúde e de Assistência Social em uma aproximação que objetiva identificar as famílias em estado de vulnerabilidade social no município para que os serviços assistenciais cheguem até elas, garantindo-lhes a efetivação de direitos.
Para a secretária de Assistência Social, Ronúbia Setúbal, o comprometimento em realmente cuidar das pessoas é a marca e o perfil do governo e que diz respeito diretamente aos trabalhos desenvolvidos pelas duas pastas. O que depende, fundamentalmente, da comunicação estabelecida entre os profissionais. “Queremos trabalhar em conjunto, com as equipes alinhadas e motivadas. Pedimos aos agentes comunitários de saúde que nos sinalizem quais as famílias em condição de vulnerabilidade. Os assistentes sociais irão visitá-las para elaborar o diagnóstico social e, consequentemente, teremos condição de encaminhar para as soluções pertinentes”, explica Ronúbia.
A apoiadora da coordenação de Atenção Básica da Saúde, Ana Vitória da Silva, ressaltou a importância da aproximação entre as duas áreas, destacando que o bem-estar das pessoas é o interesse comum. “Temos no programa de capacitação esse suporte para que os agentes comunitários de saúde sejam informados e se atualizem sobre assuntos importantes. São eles que têm o acesso direto às casas das famílias e precisam ter o olhar atento não apenas para orientar sobre os cuidados com a saúde, propriamente dita, mas também para essa atenção para as condições de vida, que refletem diretamente no bem-estar delas”, sublinha.
Em outra reunião com as coordenadoras do Creas, Roneide Saraiva, e do Cras, Ideânia Batista, e o gestor do Bolsa Família, Fábio Ribeiro, detalhou-se os serviços ofertados pela Secretaria de Assistência Social no município, informando sobre as situações em que os agentes comunitários podem recorrer a esse suporte. Ao mesmo tempo em que se reforçou a necessidade de se ter o respaldo do trabalho deles para que as demandas tenham o devido acolhimento. “Precisamos comunicar e interagir com os agentes comunitários de saúde e de endemias para que os serviços cheguem às pessoas que precisam da assistência social. Pois durante as visitas eles podem identificar situações como moradia precária e outras demandas que pressuponham o atendimento socioassistencial”, complementa a secretária de Assistência Social, Ronúbia Setúbal.
Até o final do ano, serão realizados outros dez encontros do programa de capacitação e atualização em Saúde para os agentes comunitários de saúde de Formosa do Rio Preto. A previsão é estudar temas como hipertensão, diabetes, obesidade, saúde do homem e da mulher, violência doméstica, planejamento familiar, entre outros.
Assessoria de Comunicação 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*