Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









FORMOSA DO RIO PRETO: A FISCALIZAÇÃO PREVENTIVA INTEGRADA(FPI)VISITA MUNICIPIO

Publicado em: 21/8/2013

_DSC2543

_DSC2547

_DSC2562

_DSC2592

Agentes de diversos órgãos fiscalizadores ambientais, como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia – CREA, Divisão de Vigilância Sanitária – Divisa, Fundação Nacional de Saúde – FUNASA que sob coordenação do Ministério Público Estadual (MPE) e apoio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental – CIPPA, realizaram nesta terça-feira (20/ago), ação de fiscalização em Formosa do Rio Preto. Participou também da equipe fiscalizadora, representando a secretaria de Meio Ambiente do município, o educador ambiental Oséias Aparecido de Souza e o vice-prefeito Gerson BonfantIi estiveram presentes caso precisasse dar alguma informação necessária por parte da FPI.

Com atuação discreta, os agentes faziam anotações em agendas e notebooks e dirigiam-se a órgãos municipais para solicitar documentações necessárias. Segundo informações da Técnica Ambiental do MPE, Lara Lacerda, de forma sucinta, declarou que a ação trata-se de rotina da Fiscalização Preventiva Integrada – FPI. “Estamos aqui em Formosa do Rio Preto para vistoria na rede de distribuição e qualidade da água potável, fiscalização da destinação de resíduos sólidos, entre outros”, disse.

As ações da FPI ocorremm em áreas de mineração, APPs, Reservas Legais, carvoarias, desmatamento, tráfico de animais silvestres, captação e distribuição de água, esgotamento sanitário, matadouros, lixões (aterros sanitários), dentre outros. Entre os principais objetivos estão a proteção aos recursos naturais, melhoria na qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e atualização de banco de dado.

Esta força tarefa é realizada constantemente cujo objetivo é justamente fazer com que os municipios tomem atitudes em várias áreas. No ano passado por exemplo, houve uma agenda em vários municipios: Barra, Bom Jesus da Lapa, Buritirama, Ibotirama, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga e Sítio do Mato. Os trabalhos de campo foram divididos em três equipes responsáveis pela fiscalização urbana, rural e de trânsito.Os resultados foram apresentados em uma Audiência Pública, realizada em Ibotirama no dia 27 de abril de 2012.Conforme link: http://www.odiariodabahia.com/imprimir.php?id_editoria=49&id=1255

Além de Formosa do Rio Preto, outros municípios naturalmente estarão sendo vistoriados nos próximos dias fazem parte da 31ª FPI: Angical, Baianópolis, Barreiras, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis,Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Wanderley.e o resultado será apresentado em uma audiência publica onde serão convocados os representantes dos municipios para analisarem o que foi resolvido desde a última visita e o que precisa ser feito de imediato e/ou a longo prazo.

Reportagem João Néris com Informações e fotos do Oeste Global e O Diário da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*