Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !







EQUIPAMENTOS DE PESCA BENEFICIAM CINCO MIL FAMILIAS DE PESCADORES NA BAHIA

Publicado em: 30/8/2013

993393_667476083262901_380506091_n
Mais de cinco mil famílias de pescadores e marisqueiras estão sendo contemplados com 150 kits de equipamentos de proteção individual (EPIs), 120 de salvatagem, 100 bolsões, 75 apetrechos de pesca e 78 freezers. A entrega dos equipamentos começou nesta quinta-feira (29), no Terminal Pesqueiro de Salvador, no bairro da Ribeira. A iniciativa faz parte do Programa Vida melhor e envolve ações das Secretarias Estaduais da Agricultura (Seagri), através da Bahia Pesca, e da de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), com o objetivo de fortalecer a cadeia da pesca na Bahia.

A aquicultura e pesca é uma das sete cadeias produtivas incluída no Programa Vida Melhor, do Governo da Bahia, considerada prioritária, por conta do envolvimento de milhares de agricultores familiares. Este ano o governo da Bahia subsidiou o preço do óleo diesel para os pescadores em 18% e disponibilizou para a categoria um desconto de 70% no valor do gelo.

Segundo o pescador Reinaldo Jorge, as ações trouxeram mais qualidade para os pescados e melhores condições de trabalho. “Antes tínhamos que vender o peixe em caixas, pagávamos carreto para trazer o gelo e perdia a qualidade, hoje o gelo chega consistente para nós, na beira do cais. O combustível mais barato e com acesso mais fácil foi outra ajuda. Agora, com esses equipamentos, temos condições de progredir na atividade”, destacou.

O Terminal Pesqueiro de Salvador tem câmaras e túneis de espera, resfriamento e estocagem de iscas e refrigerados, sala de higienização, pátio de caminhões, vestiários, sanitários e casa de máquinas. Fábrica de gelo, central de fornecimento de energia, boxes de vendas, oficina de manutenção de embarcações, central de higienização de caixas, lanchonete e estacionamento também compõem a estrutura do espaço.

Governo apoia produção e comercialização

O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, enfatizou que o governo apoia a produção e a comercialização dos pescados. “Inauguramos o Terminal Pesqueiro de Salvador há alguns meses, estamos substituindo as antigas embarcações por outras mais seguras, em fibra de vidro, e agora estamos investindo na segurança dos pescadores e criando condições para que seus produtos tenham mais vida útil e consequentemente, mais qualidade”, disse.

O presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, disse que a instituição pretende investir também em capacitação para os pescadores. “Queremos ofertar curso de mecânica para que os próprios pescadores possam recuperar e cuidar de suas embarcações”, pontuou, acrescentando que a Bahia precisa desenhar o zoneamento da pesca, para que a atividade se torne cada dia mais sustentável.

O superintendente federal de Pesca e Aquicultura na Bahia, Marcos Rocha, destacou que os governos estão unidos em prol do desenvolvimento da cadeia da pesca. “Este é um compromisso que temos com os 130 mil pescadores inscritos na Superintendência”, ressaltou.

Também participaram do evento, a coordenadora do Programa Vida Melhor na CAR, Jailma Dantas; Geraldo Aquino, que na oportunidade representou a secretária da Sedes, Moema Gramacho e dezenas de marisqueiras e pescadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*