Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









ELEIÇÕES 2016 – CONSTRUINDO A ESTRATÉGIA PARA CAMPANHA DE VEREADOR

Publicado em: 07/7/2016
13445730_1096450413746673_8201808747173974002_n
Por Maglon Ribeiro
Consultor em Marketing Político e Pesquisas Eleitorais
maglonribeiro@gmail.com
O que se percebe nesse momento de pré-campanha é que muitos candidatos a vereador não estão parando para definir qual a será a sua estratégia de campanha.  Tenho analisado o movimento de alguns que já expuseram como candidato, dentro de formato do “vamos de qualquer jeito”. Outros que acham que estão no caminho certo preocupam tão somente com a programação visual, que é muito importante que se faça nesse período pré-eleitoral, mas que seja sustentando numa estratégia. Candidatos, não basta numa campanha proporcional só o ornamento publicitário para as ações de divulgação. Muitos estão planejando ou intencionando trabalhar a campanha que se diz proporcionais, para o todo. Um erro primário de muitos candidatos à vereador. Vamos que vamos tocar o jingle, distribuir santinho, material de campanha para todo e qualquer eleitor. Lembro a vocês a celebre frase do livro Alice nos Pais das Maravilhas: quem não sabe para onde vai pouco importa onde via chegar.

 

Portanto defina o eixo estratégico em sintonia com a imagem que você representa perante os eleitores. Se trabalhar com o eixo político que reflete o ambiente eleitoral (continuidade, mudança, renovação, união). Outro eixo seria o pessoal: personalização, dando  ênfase aos atributos da sua pessoa, projetando a imagem de uma pessoa preparada para ser vereador (a). O estrategista de marketing é o profissional preparado para encontrar junto com o candidato e coordenadores da campanha qual a melhor estratégia que maximize as possibilidades de vitória do candidato, de acordo com a leitura do ambiente eleitoral em disputa. No trabalho de marketing eleitoral o mais importante é a estratégia correta que promova relevância e que gere uma identidade clara ao candidato em relação ao seu público alvo. A estratégia de comunicação, o que será divulgado e para quem será divulgado, é conseqüência do plano de marketing eleitoral.

Para tanto se deve organizar a campanha, com uma ideia central, ESTRATÉGICA, que  aborde  fatos relevantes  da  vida  pública  do  candidato, que conquiste eleitores e  que  firmará  sua  atuação no legislativo;
As ações de marketing devem aproximar o candidato de suas bases eleitorais. Por isso, é muito importante que campanha seja produzida através das constatações do que é relevante ou não na vida cotidiana daqueles grupos que formam sua base eleitoral, objetivando constatar e atender as necessidades desses grupos. O discurso do candidato deve ser direcionado àquele publico (eleitorado) que ele deseja conquistar.  Caso seu discurso não seja adequado às necessidades apresentadas por suas bases eleitorais, ele será ineficaz, um verdadeiro desperdício de tempo, dinheiro, material e energia.
Mais uma vez lembrando: Enquanto os candidatos aos cargos executivos precisam conquistar votos em todas regiões e seguimentos do eleitorado, os que disputam uma vaga no legislativo podem dirigirem-se a seguimentos sociais, categorias profissionais ou regiões especificas. Em outras palavras, os candidatos aos legislativos podem apresentar-se aos eleitores como representantes autênticos do grupo, ou dos grupos aos que se propõe representar.
A estratégia de campanha deve estar direcionada para os segmentos que potencialmente podem se sentir identificados com a proposta e o candidato.Para tanto, a estratégia de campanha deve estar direcionada para os segmentos que potencialmente podem se sentir identificados com a proposta e o candidato. Os roteiros, as visitas, o material gráfico, os discursos em fim, todas atividades de campanha devem concentrar esforços no sentido de convencer os eleitores de que você (o candidato) vai trabalhar dia e noite na defesa dos interesses dos seus eleitores no parlamento.
Eleição para vereador é talvez a mais difícil devido ao número de concorrentes na disputa,mas do ponto de vista do marketing torna se mais fácil de trabalhar, dentro de uma concepção profissional.
Do Mural do Oeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*